Numa sociedade onde cada vez mais se preza pela facilidade de consumo, as assinaturas são verdadeiras ‘moedas de ouro'. Existem as assinaturas de TV a Cabo, de academias, de jornais, revistas, livros e, claro, os streamings de música e filmes. Assim, basta informar o número do cartão para ter o serviço disponível a qualquer dia ou horário da sua preferência. No entanto, uma nova tendência começa a despontar no mercado e já se faz presente em : a assinatura da beleza. Cada vez mais barbearias adotam clubes de assinaturas para corte de cabelo e barba em homens. Dessa forma, o modelo promete evitar sazonalidade, fidelizar clientes e ser economicamente mais vantajoso.

Como funciona? A assinatura da beleza é um nome carinhosamente adotado pela equipe de reportagem. Nada mais é do que a compra de um plano dentro de uma barbearia. Na prática, significa que você pode pagar um valor específico e ter direito a vários serviços ao longo do mês sem precisar pagar pelos procedimentos separadamente. 

Tendo em vista que Campo Grande tem 2.500 barbearias, enquanto Mato Grosso do Sul possui 4.470, a modalidade é vista como boa oportunidade para vendas. 

Previsibilidade e fidelização de clientes 

Segundo Lucimar Roza, presidente do Sindiprocab-MS (Sindicato dos Proprietários e Profissionais da área da Beleza e Similares de Mato Grosso do Sul), a nova modalidade de serviço por assinatura – pacote ou plano com pagamento periódico, geralmente a cada mês – ajuda a fidelizar o cliente oferecendo a ele vantagem para continuar frequentando o estabelecimento.

“A diferença é que o cliente não paga por um único corte de cabelo ou outros serviços. Ele paga pelo direito de cortar o cabelo e fazer os outros procedimento quando lhe convir toda semana, quinzenal ou mensal”.

Além de oferecer benefícios aos clientes, especialmente àqueles mais valiosos que vão à barbearia toda semana, o modelo também traz vantagens aos empresários. 

“Além de fidelizar o público e melhorar as vendas, a assinatura garante também a previsibilidade de receita por cobrar um valor fixo. É possível saber o quanto de receita você [empresário] terá garantido a cada mês […] já que você não deixaria de oferecer serviços isolados. Essa noção já é suficiente para organizar melhor o seu fluxo de caixa”, informa Lucimar.

40% das barbearias oferecem ‘assinatura da beleza'

Ainda segundo o Sindiprocab-MS, a modalidade chegou a Capital entre 2014 e 2015. Dessa forma, cerca de 40% das barbearias da cidade trabalham com os planos. Douglas Rodrigues de Carvalho é empresário do setor. Com a Barbearia Zona Sul, localizada na Spipe Calarge, o rapaz implementou o serviço de assinaturas no início de 2022. 

Por lá, os pacotes são encontrados a partir de R$ 89 e o valor pode incluir corte de barba, cabelo ou o combo de forma ilimitada, sem precisar marcar horário. 

“A cada dia que passa a assinatura vem se tornado mais comum, se antes víamos só em Netflix e Spotify, hoje aqui mesmo em Campo Grande já tem em lava-jato, academia, loja de roupa, salão de beleza, manicure, lavanderia entre outros. Hoje mais de 60% dos meus atendimentos já são de membros do club, nossa ideia é deixar você impecável sempre”, pontua Douglas ao Jornal Midiamax.

Cadeiras sempre cheias

Outra barbearia que adota a ‘assinatura da beleza' é a La Mafia Barbearia, rede franquiada que está em Campo Grande. Segundo Thiago Vital, dono do espaço, o pacote surgiu como uma facilidade na hora de realizar os serviços de corte e barba. O local conta com três modalidades de assinaturas, que variam de R$ 149,90 a R$ 259,90, além de descontos em produtos para quem é assinante.

Para o empreendedor, adotar o formato melhorou o faturamento da empresa porque o cliente passa a frequentar mais a barbearia e, consequentemente, aumenta sua lucratividade.

“O ramo da beleza passa por constante evolução, ainda mais para o mercado masculino, que é recente. As assinaturas tornam para o cliente um atrativo econômico, cômodo e prático. Outros exemplos de tendência: o agendamento por aplicativo”, comenta o empresário.

Vale ressaltar ainda que muitas pessoas ainda desconhecem esse modelo de assinatura e acabam ainda optando pelos serviços avulsos. Na barbearia de Thiago, porém, houve crescimento do público.

“Nos últimos 6 meses tivemos um aumento de 30% nas adesões de assinaturas, o que configura que o cenário está com uma recuperação, mesmo que lenta”, afirma.

É realmente mais econômico?

Segundo o sindicato, a variação média do plano por assinatura em barbearias é de R$ 90 a R$ 1000. O Jean Medina, por exemplo, tem o costume de fazer barba pelo menos uma vez na semana. Então, o plano de assinatura surgiu como uma opção mais prática e econômica na sua rotina. 

“Eu gastava um valor por semana. Pra mim compensou pagar a assinatura da barba para poder ir toda semana em qualquer horário. De repente em um dia você está sem grana, mas pode ir porque já pagou a mensalidade”, ressalta. 

Além das barbearias, a modalidade de assinatura já começa a ser percebida em outros empreendimentos de beleza, como salões voltados ao público feminino. “É uma tendência de mercado onde o cliente vai buscar custo e benefício agregando esses valores com qualidade. Ganha o estabelecimento, o profissional e o cliente”, conclui o sindicato da categoria.