Desde que a TV Globo revelou que sua nova novela gravada em Mato Grosso do Sul se passaria em uma cidade fictícia chamada Nova Primavera, muito se falou a respeito do assunto. Mas o que os sul-mato-grossenses queriam mesmo saber é se o nome de MS será usado em “Terra e Paixão” ou sequer mencionado – já que uma cidade fictícia abre brechas para outras licenças poéticas em relação à localidade da história.

Poderia muito bem “Terra e Paixão” ambientar sua Nova Primavera em qualquer lugar do mundo e usar as imagens gravadas em Dourados e Deodápolis apenas como cenário, mas não. A TV Globo já confirmou que fará sim menção a Mato Grosso do Sul na trama.

A confirmação aconteceu por meio de uma das chamadas do folhetim de Walcyr Carrasco, na propaganda que apresenta a protagonista Aline (Bárbara Reis). Em uma das cenas do comercial, a mocinha aparece indo ao cartório da cidade e no letreiro do local consta “Nova Primavera – MS”.

Veja:

MS em Terra e Paixão

Dessa forma, a emissora atesta que a história permanecerá representando e levando o nome de Mato Grosso do Sul para o Brasil.

Não é de hoje que o autor Walcyr Carrasco ambienta suas obras em cidades fictícias: sucessos como “Chocolate com Pimenta” (2003), “Alma Gêmea” (2005) e “Morde e Assopra” (2011) também foram conduzidos em municípios que não existem. É que o recurso das cidades irreais dá mais liberdade ao escritor para desenvolver e “mirabolar” naquele universo inventado.

Além disso, manter Mato Grosso do Sul como cenário, mesmo em um local que só existe na novela, é uma forma de destacar que é a cultura do Estado que estará presente na obra.

Representação de MS na novela

Quando escolheu o Estado para ambientar “Terra e Paixão”, Walcyr Carrasco, na realidade, queria falar da terra vermelha da região. O nome da novela, inclusive, seria “Terra Vermelha”, mas, por questões de direitos autorais, a TV Globo não conseguiu licença para usar a marca e definiu “Terra e Paixão” como título.

Diretor da trama, Luiz Henrique Rios também revelou que algumas tradições de Mato Grosso do Sul estarão presentes na novela. No entanto, fez questão de frisar que se trata de uma obra de ficção.

“A gente pretende mostrar um pouco da cultura de vocês. Temos artistas plásticos, a trilha, um pouco da culinária. Mas é importante dizer que a gente faz ficção, não é um documentário, é uma representação”, ressaltou.

Puro orgulho de MS

Apesar disso, os sul-mato-grossenses que adoram ver o Estado brilhando na telinha, principalmente em horário nobre, podem ficar tranquilos, já que a confirmação do uso do nome de MS na novela aconteceu antes da estreia.

Sendo assim, em algum momento ou outro, o sonoro “Mato Grosso do Sul” deverá ser pronunciado em “Terra e Paixão”. Nessas horas, os apaixonados pelo Estado costumam soltar aquele grito ou se encher de orgulho pelo destaque dado ao nosso MS.

“Terra e Paixão” tem estreia marcada para o dia 8 de maio e deve permanecer no ar até janeiro de 2024. A TV Globo prevê para a trama de Walcyr Carrasco o número de 221 capítulos, sendo a novela mais longa da última década na emissora.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok