Uma das cenas mais polêmicas da novela “” (1990) é a que mostra a castração do peão Alcides (Ângelo Antônio). Na versão original do folhetim, Tenório (Antônio Petrin) decide capar o funcionário após descobrir que ele tem um caso com sua esposa Maria Bruaca (Ângela Leal).

“Primeiro eu capo ele, depois a gente conversa”, diz o fazendeiro da versão original de Pantanal no momento da castração. Tenório uma arapuca para o peão, prendendo-o numa rede e, em seguida, esquenta um facão no fogo. Com o facão bem quente, ele parte com tudo usando o objeto para arrancar o órgão genital de Alcides.

Bruaca presencia a cena aos prantos, implorando para que o marido não faça aquilo. Amarrado e sem conseguir se defender, Alcides não reage e, aparentemente, tem o pênis decepado. Veja abaixo a cena que chocou o Brasil há 32 anos:

https://youtu.be/BqTacPDfgzo?t=388

Globo mostrará Tenório capando Alcides?

Apesar da sequência impactante, nem tudo foi como pareceu. No final, o público descobriu que a castração não foi bem-sucedida e Alcides preferiu mentir que teve o pênis arrancado.

Depois de matar Tenório, o peão e Maria Bruaca se reúnem para pensar na vida. E é nesse momento que ele confessa que o golpe desferido pelo fazendeiro não foi suficiente para capá-lo. Apesar de ter perdido muito sangue, seu órgão genital não foi afetado. Os dois, então, se abraçam após a revelação.

NOVELA PANTANAL: Clima entre Alcides e Maria Bruaca esquenta e web vai à  loucura; veja VÍDEO
Bruaca é vivida por Isabel Teixeira em 2022 e casal é queridinho do público (Foto: TV )

Ainda não se sabe se a chocante sequência será gravada na versão de 2022. Como, na história original, a castração nem chega a acontecer efetivamente, a Globo poderá tomar a decisão de não gravar a cena da tentativa.

No entanto, como o remake está sujeito a mudanças, o peão também pode acabar sendo realmente capado na nova versão. O ator Juliano Cazarré declarou que já leu cenas até o capítulo 150 e ainda não encontrou nada sobre o acontecimento nos textos. Pelo menos é o que ele diz…

tenório capando alcides
Murilo Benício é Tenório e Juliano Cazarré Alcides em 2022 – (Fotos: TV Globo)

“Pantanal” da Globo está prevista para ter 167 capítulos e deve terminar no dia 7 de outubro. Se a polêmica cena será repetida? Isso ainda é um mistério.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.