Para aproveitar o fim do ano com a família, o campo-grandense Higor Alexandre, de 29 anos, viajou até Porto Seguro, na Bahia, esta semana. Como um bom sul-mato-grossense, o morador do bairro Nova Lima não consegue ficar sem tereré e levou a bebida na mala. O que ele não imaginava é que implicariam com a tradição de Mato Grosso do Sul no estado do nordeste.
Além disso, na viagem de volta para Campo Grande, Higor estava com sede e não aguentou o calor. Por isso, improvisou um tereré portátil em um saquinho resistente à água e tomou junto com a família em um canudinho.
“O melhor jeito de passar algumas horas de voo: tomando tereré e jogando conversa fora”, relata ele ao MidiaMAIS. Veja:
Implicância com tereré
Questionado pela reportagem se a bebida de Mato Grosso do Sul e os ingredientes do preparo não foram barrados pelos aeroportos, o campo-grandense afirmou que não. No entanto, na Bahia, em uma praia de Porto Seguro, o pessoal “embaçou”.
“Falaram que não podia outra bebida no local, só a deles. Aí eu perguntei se eles tinham tereré pra servir e me disseram que não. Então eu expliquei todo o rolê, que era uma bebida típica da nossa região. Falei de como ela surgiu, desde os índios à Guerra do Chaco. Aí deixaram eu tomar o meu”, conta Higor ao Midiamax.

O fato aconteceu na Praia de Taperapuã, em Porto Seguro, mas não se resumiu a esse episódio. No local, alguns visitantes olhavam desconfiados para o tereré do campo-grandense.
“As pessoas achavam que era algo ilícito e ficavam encarando”, completa o humorista, que na ocasião, estava com a garrafa térmica, uma guampa e uma bomba, como mostra a imagem a seguir:

Tereré no avião
Depois desse “B.O”, Higor, a esposa e o filho voltaram para Campo Grande e nem no avião abriram mão da tradição. “Sem, nóis não fica”, diz ele.
O vídeo que mostra a família tomando tereré na aeronave foi publicado em suas redes sociais e está dando o que falar. “É bem Nutella, mas é uma alternativa para quem não vive sem, já que o tradicional não podia”, finaliza Higor.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.