A novela Pantanal, gravada em Mato Grosso do Sul, é o grande sucesso da Rede Globo em 2022, que estreou nova versão em março na televisão brasileira. Dentre os assuntos, memes e personagens que ganharam destaque na trama, a música ‘Cavalo Preto’ também recebeu um ‘gás’ e virou hit 76 anos após o seu lançamento.

Gravada pela primeira vez em 1946 pela dupla Palmeira e Luizinho, a canção de viola “Cavalo Preto”, de Anacleto Rosas Jr, está em alta nas paradas musicais, além ter atingido os trend tópics do Twitter. Conforme levantamento realizado pelo site G1, o número de plays da música cresceu 931% no Spotify durante os primeiros dois meses de exibição do remake. Já as buscas pela faixa no YouTube aumentaram mais de 3.000% no mesmo período.

O motivo para esse fenômeno não é simplesmente o Ventania (nome do cavalo preto). Segundo pesquisa, fenômeno ocorreu porque ‘modão’ é o preferido de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela “Pantanal”.

Na novela, os versos sobre viagens pelo Brasil no lombo de “um cavalo preto por nome de Ventania” embalam as rodas de viola na fazenda dos Leôncio. A música faz o protagonista lembrar do pai, Joventino (Irandhir Santos) e sempre emociona quem está por perto. 

‘Cavalo Preto’ na 1ª versão da novela

Em 1990, na primeira versão da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, ‘Cavalo Preto’ já fazia sucesso na voz de Sérgio Reis. Na época, artista interpretava o peão Tibério, agora vivido pelo ator Guito. Antes, a moda de viola havia sido gravada nos anos 1970 pela dupla sertaneja Tonico e Tinoco.

O título da canção também vem sendo cada vez mais buscado no Google desde o início de maio, segundo a plataforma que registra as pesquisas dos usuários no site, o Google Trends.

Nas redes sociais, internautas comentam sobre ‘Cavalo Preto’ constantemente também.

Confira a versão da canção cantada por Sérgio Reis, participante da primeira versão da novela Pantanal.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.