Não é novidade que o pai do rapper Projota mora em Campo Grande, mas, em entrevista recente, o cantor e ex-participante do BBB 21 revelou que seus pais vieram fugidos para a Capital de Mato Grosso do Sul. No entanto, ao contar o episódio de sua família, Projota disse que sua mãe e seu pai foram “pro , no Mato Grosso”.

A questão traz à tona, mais uma vez, a confusão geográfica envolvendo os nomes dos estados. A troca é frequentemente cometida pela mídia nacional e pelos próprios artistas brasileiros. A declaração de Projota foi dada em entrevista ao podcast Podpah, quando o respondeu como era a relação com sua mãe, que faleceu quando ele ainda era criança.

“Minha família… é muito louco. Quando eu tinha sete anos, minha mãe sofreu um AVC e ela faleceu quando eu tinha 9. Ela ficou em estado vegetativo nesse tempo, mais ou menos um ano e sete meses, e aí eu não tive muito contato com ela, tenho poucas lembranças, inclusive. Não tenho nenhuma imagem da minha mãe sorrindo, não lembro dela sorrindo. Só lembro dela me batendo”, iniciou o cantor.

Na sequência, Projota relatou que tudo não passou de uma distorção de suas lembranças. “E ela nem me bateu tanto quanto eu imaginava. Eu descobri, conforme o tempo eu fui buscando, e ela nem me batia tanto assim, mas a minha cabeça foi bloqueando tudo de bom para eu não sofrer, pra eu pensar que ela era uma pessoa ruim, que ela só me batia”, contou ele.

“Essa pessoa maravilhosa que era minha mãe foi atriz, cantora, escreveu e publicou fotonovela, escreveu peça de … nessa época era tudo muito difícil, o preconceito era muito grande com qualquer mulher que fosse se envolver com arte, então já era uma parada muito difícil pra ela conseguir fazer”, continuou o cantor relembrando o passado da mãe, Dirce Sabino.

Dirce chegou a gravar um disquinho demo que foi perdido. “Eu nunca ouvi, mas a gente achou uma peça de teatro escrita por ela. Só que com 21 anos ela parou porque foi atropelada e, inclusive, ficou com epilepsia, que foi a ‘parada' que fez eu perder a minha mãe, ela tinha várias crises direto, e teve que parar, não dava pra se locomover”, recordou.

A partir daí, Dirce “Virou dona de casa, casou com meu pai. Casou fugida com ele, meu pai é preto, ela era branca. Tinha várias paradas envolvendo isso também. Fugiram pro Campo Grande no Mato Grosso por causa disso”, revelou o cantor, ao contar que, por questões raciais, os pais foram praticamente obrigados a se mudar para longe de onde viviam, em São Paulo.

“Família da sua mãe não aceitava?”, questionou um apresentador do Podpah. “Era meio complexo, minha vó… que eu perdi também agora… Então, a minha mãe me passou todos os talentos dela. Hoje eu sou também, o lance de compor, que sempre foi o lance dela, ela compunha, não era só cantar. Ela adorava isso, era a vida dela. Então essa é a relação que eu tenho”, finalizou o rapper ao relembrar o passado.