Pantanal de MS ganha rota turística gastronômica a partir de dezembro; conheça os pratos
Itinerário será de muita cultura, turismo de experiência e a tradição de sabores caipiras, regionais e influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O pantanal sul-mato-grossense ganha, a partir de dezembro, uma rota turística gastronômica. São dez estabelecimentos que receberam pratos, feitos no fogão a lenha, pelo chef Paulo Machado, cujo itinerário será de muita cultura, turismo de experiência e a tradição de sabores caipiras, regionais e influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
A rota turística foi criada por meio de uma parceria da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) com o Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os órgãos envolvidos ressaltam que, com a pandemia, a buscar por destinos em meio à natureza cresceu e os turistas também estão cada vez mais exigentes.
Desta forma, o chef embaixador da região, Paulo Machado, incluiu a gastronomia em um cenário de biodiversidade incrível. O roteiro inclui o Terroir Pantanal Wine & Beer, com o “prato assinatura” que é uma Mini Torre Pantaneira (camada de carne oreada, coalhada seca, chips de banana da terra e paçoca pantaneira), sendo esta a primeira vinícola da Aquidauana.
O segundo lugar é a Pousada Pioneiro, com o “prato assinatura” sendo uma macarrão de comitiva. O local, na BR-262, ainda inclui uma experiência sem igual: a noite pantaneira. O terceiro é o Pantanal Experiência e o “prato assinatura” é um filé de pintado com creme de cumbaru. O local é uma fazenda de 142 hectares, em Miranda.
O quarto local é a Fazenda Refúgio da Ilha Ecolodge, com o “prato assinatura” Delícia do Refúgio, que é purê de abóbora, mandioca e carne oreada. Situada numa ilha formada por dois braços de rio, a Pousada Refúgio da Ilha está à beira das águas cristalinas do Rio Salobra, no Delta do Rio Salobra – encravado entre o norte da Serra da Bodoquena e o Rio Miranda.
O quinto sabor vem da Fazenda San Francisco, com queijo e doce de leite de búfala, em um local que possui grande variedade de fauna e flora e apresenta ao turista o real funcionamento de uma fazenda: cultivo, produção e afazeres, caminhando juntos com a preocupação da conservação do meio ambiente.
Já o sexto estabelecimento é o Pantanal Jungle Lodge, com um caldo de piranha como “prato assinatura. O nome já remete ao local: uma pousada em meio à muita natureza do Pantanal, com muito conforto e hospitalidade.
O sétimo é a Pousada Pequi, com uma sopa paraguaia como “prato assinatura”. Fundado em 1996, o local se propõe a oferecer uma autêntica vivência pantaneira aos hóspedes. O turista é recepcionado por descendentes de família que estão no Pantanal há mais de cem anos e continuam sobrevivendo da pecuária.
O oitavo prato do itinerário é o requeijão de corte, da Pousada Aguapé. Localizada em uma área rica, formada por vegetação típica do Pantanal e mesclada com vegetação de cerrado, baías (lagos), vazantes, corixos, e o rio Aquidauana com exuberante mata ciliar. Neste local, também é possível ter, ao menos, 300 observadores de aves.
O nono escolhido é a paçoca de carne de sol com banana da terra, do Recanto Vale do Sol. Neste caso, a empresária Lídia Leite é quem está à frente do balneário localizado em Corumbá. O espaço conta com a presença de ruínas de uma antiga vila do século XIX, possui day use, camping, piscina de água corrente, churrasqueira, redário, trilhas e passeio a cavalo.
O último da lista é a Hotel Fazenda Baía das Pedras, com um sarrabulho do município de Aquidauana, em uma região conhecida como Pantanal da Nhecolândia. O casal de anfitriões Dóio e Rita são os atuais responsáveis pela propriedade, onde além do hotel-fazenda mantêm atividades de pecuária extensiva e de criação de cavalos pantaneiros.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.