Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Nas férias escolares, Morro do Paxixi garante aventura gratuita com cachoeiras e visão panorâmica

A 139 km de Campo Grande, o Morro do Paxixi proporciona o turismo de aventura e contemplação para quem está motorizado, de bicicleta ou a pé
Ranziel Oliveira -
Morro do Paxixi em Aquidauana, Mato Grosso do Sul
Mirante do Morro do Paxixi (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo Pessoal)

Munido de cachoeiras e uma visão panorâmica do Pantanal Sul-mato-grossense, o Morro do Paxixi é opção gratuita para amantes do turismo de aventura e contemplação em MS, mais precisamente no distrito de Camisão, em . Seja para quem está motorizado, de bicicleta ou a pé, o atrativo natural propicia uma vivência única da natureza, garantindo uma opção de passeio diferenciado nas escolas, a cerca de 139 km de .

O Morro do Paxixi faz parte do complexo da Serra de Maracajú. Partindo de Campo Grande, o aventureiro irá trafegar pela BR-262 e MS-450, rodovia Estadual que agora se encontra totalmente asfaltada até o distrito de Camisão.

Já no distrito, o aventureiro irá subir uma estrada vicinal, com um trecho de pavimento existente de muitas décadas, de aproximadamente 2,7 km. Em outra parte do percurso até o topo, a estrada de terra garante o desafio para motociclistas e trilheiros — como mostrado no vídeo ao final da matéria.

Morro do Paxixi, Mato Grosso do Sul
Trecho da rodovia MS-450 (Foto: Leonardo de / Arquivo Pessoal).

Ao longo do percurso no Morro do Paxixi, há um trecho da subida até o mirante onde é possível passar por cima de uma cachoeira e um riacho. Descendo no acesso da cachoeira, existe a possibilidade de contemplar uma segunda queda d’água que é bem maior, porém, é uma miniescalada. Uma aventura em meio aos cipós, troncos e galhos de árvores para conseguir descer até a parte debaixo dessa segunda cachoeira.

Vale ressaltar que é permitido seguir de carro até a área das torres de rádio e televisão. A partir desse trecho, só é possível fazer a trilha a pé ou de bike, em um percurso de aproximadamente 1 km até o mirante.

Morro do Paxixi, Mato Grosso do Sul
Segunda queda d’água no Morro do Paxixi (Foto: Leonardo de França / Arquivo Pessoal).

No topo do morro, a vista garante um espetáculo natural deslumbrante. Assim como no Morro do Ernesto em Campo Grande, os biomas de proporcionam ao visitante um sentimento indescritível de bem-estar, potencializado por uma paisagem magnífica e a melodia subliminar do ecossistema.

Histórico do Morro do Paxixi

Segundo a prefeitura de Aquidauana, não há relatos biográficos no paço municipal que confirmem a data de abertura do morro para visitação, tendo em vista que antes da desapropriação ele era de posse privada. Com a desapropriação, passou a pertencer à prefeitura. A desapropriação se fez necessária para assegurar condições jurídicas e legais, para que o município possa buscar recursos e meios para fazer as melhorias acima citadas.

Entre a ignição do motor em V e o destino final existe sempre uma história. Filmado em primeira pessoa, o canal Estrada Alternativa desbrava o Estado sobre duas rodas. Na garupa virtual, você conhece as belezas naturais de Mato Grosso do Sul, novos destinos e os perrengues de qualquer viagem de moto. Acompanhe essa e outras viagens pelo canal do YouTube, Instagram Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via