Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo exibe filme “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito” na próxima quarta-feira

O evento será aberto ao público de forma gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos
| 05/06/2022
- 08:08
Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo exibe filme “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito” na próxima quarta-feira
Foto: Divulgação/Cena do filme

A Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo exibirá o filme “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito”, em formato presencial, na próxima quarta-feira (8), às 19h no Sala de Cinema do MIS (Museu da Imagem e Som). O será aberto ao de forma gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos. O documentário é de 2019 e foi produzido pelos cineastas Sueli Maxakali e Isael Maxakali. 

Após a exibição do filme acontecerá um debate mediado pelos professores Julio Bezerra e Vitor Zan do curso de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O objetivo é realizar uma análise técnica das obras de forma mais acessível para a sociedade.

O curso de audiovisual da UFMS tem projetos de extensão para a formação cinematográfica dos acadêmicos e despertar o interesse da sociedade. De acordo com o professor Julio Bezerra, projeto da Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo em parceria com o MIS começou a partir de um incômodo. “Os nossos alunos não têm contato com o que de melhor o nosso cinema tem feito hoje. Os filmes não chegam por aqui. E, na minha opinião, é da maior importância que eles tenham esse acesso ao que é contemporâneo a eles”, explica.

Segundo a coordenadora do MIS-MS, Marinete Pinheiro, o projeto permite a formação de público local para o cinema nacional. "Acessar o cinema que está sendo produzido no Brasil, no momento, é uma necessidade para a construção fílmica local e um processo fundamental para os estudantes", destaca.

A sinopse do filme aborda as yãmĩyhex (mulheres-espírito) que se preparam para partir da aldeia verde, após alguns meses. São registrados os preparativos e a grande festa para sua partida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.

Serviço - O MIS fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

Veja também

Fátima Bernardes se despede de 'Encontro' para comandar o The Voice Kids

Últimas notícias