O poeta é o homenageado de um espetáculo, já selecionado em 1º lugar na 1ª edição do “Prêmio Ipê de ”, da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em Campo Grande. A estreia será nesta sexta-feira (11) e se estende ao longo do fim de semana.

De nome Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto – o evento tem parceria da Arte Riso Companhia de Animação e Ateliê Ramona Rodrigues.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo os envolvidos, a homenagem ao poeta é inspirada no poema em prosa “Introdução a Um Caderno de Apontamentos”, encenado sem palavras, colocando toda a narrativa a serviço da cena.

Quem prestigiar, verá a “simplicidade da que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um  caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida, pelo devaneio e onirismo, onde permite vivenciar a relação entre avô e neto que está no inconsciente coletivo e se manifesta com relação a vida, mostrando que a morte do avô deixa de ser um sofrimento ou uma perda, para ser assumida como a realização poética de um grande desejo de transfiguração e descoberta de outros horizontes”.

A partir do legado deixado em um caderno de apontamentos, o espetáculo é sobre a primeira e a terceira infância, talvez sobre outras, mergulhando no universo de um menino que vê tudo poeticamente.

Espetáculo tem teatro de formas animadas

Bonecos são animados por atores atrás de um balcão. Foto: Divulgação
Bonecos são animados por atores atrás de um balcão. Foto: Divulgação

O chamado “Teatro de Formas Animadas” aponta que a comunicação pode ser até com palavras, mas é principalmente feita com imagens, gestos, música, ritmo, efeitos de luz e silêncios.

Esta inclusive é uma variante da técnica japonesa “bunraku” (animação direta), na qual um boneco é animado por vários atores que ficam atrás de um balcão, vestidos com roupas pretas, sobre um fundo preto, dando à peça a magia que é inerente ao ator animador.

O espetáculo terá estreia às 19 horas e segue no sábado e domingo, no mesmo horário, no Espaço Cultural Ateliê Ramona Rodrigues, localizado na Rua 14 de julho, 1431 – casa 3 – Centro. Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda, a partir das 18h. Mais informações nos telefones: (67) 99688-5613 e (67) 99903-3550.

Leia também:

VÍDEO: Casa do poeta Manoel de Barros será aberta para visitação; conheça por dentro

Documentário sobre legado de Manoel de Barros já está disponível na Netflix