Jacarés têm sido bons predadores e seus ataques têm repercutido com frequência em Mato Grosso do Sul. Em especial, três casos chamaram a atenção dos sul-mato-grossenses: a atriz Bella Campos, que interpreta Muda na novela “Pantanal” foi mordida por um deles, um tucano também foi atacado e até uma sucuri virou comida de um jacaré.

Seria o mesmo jacaré o responsável por esses três ataques? Apesar dessa pergunta praticamente ser praticamente impossível de ser respondida, os bichos (ou o bicho) responsáveis pelas mordidas vivem (ou vive) no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Os ataques fatais a um tucano e uma sucuri aconteceram no pantanal sul, na Fazenda San Francisco Pantanal, em Miranda, e foram fotografados pelo guia Edir Alves.

Já a atriz Bella Campos levou uma mordida de um animal da região do pantanal de Aquidauana, muito próxima de Miranda, fato que pode representar uma pista e indicar que, sim, há probabilidades de que seja o mesmo jacaré nos três casos famosos. Relembre cada episódio:

Imagem de jacaré comendo tucano viralizou no país - (Fotos: Edir Alves)
Imagem de jacaré comendo tucano viralizou no país – (Fotos: Edir Alves)

Tucano morto por jacaré

As imagens podem ser até comoventes para os seres humanos, mas “a lei da natureza é implacável e todo cuidado é pouco com os predadores de plantão”, já avisa o fotógrafo que fez o registro deste jacaré se alimentando de um tucano que “deu bobeira” no Rio Miranda, em Mato Grosso do Sul.

Responsável pelas imagens, o guia local Edir Alves, que vive e trabalha no Pantanal Sul há 15 anos, comenta o momento em que fez as fotos.

“Foi durante um passeio de lancha voadeira no Rio Miranda. Foi bem legal porque já é bem difícil conseguir uma foto de tucano bebendo água como mostra na imagem, e ver o jacaré predando e registrar a cena é mais raro ainda”, diz ele ao Jornal Midiamax.

Raríssima, a situação aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal. As fotos são motivo de orgulho para Edir. “Jacarés predam basicamente peixes, então isto é muito incomum. Muito azar dele tentar saciar a sede justamente onde estava o jacaré”, acrescenta o fotógrafo.

“Sorte minha de estar no lugar certo e no momento certo”, finaliza o guia local.

Jacaré mordeu atriz

Bella Campos, intérprete da personagem Muda, da novela Pantanal, revelou que passou por um “perrengue pantaneiro” enquanto esteve no bioma para gravar cenas do folhetim. A atriz contou, em participação no programa “Que história é essa, Porchat?”, que foi mordida na perna por um jacaré enquanto tomava banho de rio. 

A jovem voltava para a margem do rio, por volta das 16 horas, em um dia de folga, quando sentiu uma forte pressão na perna. “Por instinto, eu dei um tapa. Tudo em um milésimo de segundo. Quando a minha mão encostou, eu senti que era um jacaré”, contou. De acordo com a atriz, era um animal de tamanho grande. 

Bella mostrou as marcas da mordida de jacaré em sua perna - (Fotos: Reprodução GNT e UFMS
Bella mostrou as marcas da mordida de jacaré em sua perna – (Fotos: Reprodução GNT e UFMS)

A atriz foi atendida por um médico com experiência em tratar feridas de jacaré. A mordida, por sorte, foi superficial e não atingiu nenhuma veia ou músculo, apesar de ter deixado marcas na parte da frente e de trás das coxas, que Bella mostrou no programa. 

Caso o ferimento fosse grave, seria preciso ir até a cidade em busca de tratamento. Bella contou que na época das gravações da novela já estava vacinada e seguia os protocolos sanitários da TV Globo para viajar ao Pantanal.

Sucuri virou lanche de jacaré

Esta semana o guia local Edir Alves, o mesmo que registrou o tucano acima, conseguiu captar o momento exato em que um jacaré se alimentava de uma sucuri, no pantanal sul, em Miranda. O flagra aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal, onde ele trabalha como guia em Mato Grosso do Sul.

Jacaré devorando sucuri em MS - (Foto: Edir Alves)
Jacaré devorando sucuri em MS – (Foto: Edir Alves)

Edir também ficou impressionado com a situação inusitada no bioma. “E agora? Anaconda x Jacaré! Ao meu ver, deu ruim pra sucuri. Famoso boca a boca”, disse o guia, ao publicar o registro em suas redes sociais.

Ver uma sucuri sendo alimento para outro animal é tão incomum que Edir tem uma teoria para o fato. Quem diria que um “erro de matemática” poderia fazer uma majestosa do pantanal virar alimento. “Acho que ela calculou mal o tamanho da presa”: e acabou se dando mal, acredita Edir.

Na sua opinião, é o mesmo jacaré?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok