No próximo domingo (4), artistas douradenses encenam o espetáculo “DES-CALÇO”, um monólogo teatral sobre avós, terra e luto. A apresentação foi selecionada, entre mais de 50 inscritos, para participar do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), no interior de São Paulo.

Encenada pelo Grupo Produções XIII de Dourados, a peça teve estreia na “Toca do Saci”, no bairro Estrela Porã e, desde então, o grupo já se apresentou em vários lugares do município, além de Aral Moreira e Campo Grande.

Para as apresentações, o Produções XIII contou com recursos do FIC (Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural), da Prefeitura de Dourados, e da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.

A peça narra a história de luta pelo direito à terra contada por meio da voz de mais uma mulher brasileira. O trabalho retrata a relação de Raquel e Maria Benedita, sua avó, que buscou a possibilidade de mudar sua história e a de toda família através da busca de um “pedaço de chão”.

Sobre uma lona azul, cheia de terra vermelha, a atriz relembra fatos contados pelos avós, momentos vividos e a trajetória de dona Maria Benedita, que atravessa Mato Grosso do Sul, analfabeta e do campo, que com muita fé nunca desistiu do sonho do direito à terra.