Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Febre maligna originou promessa e fez Santo Antônio ser padroeiro de Campo Grande

José Antônio Pereira e sua comitiva estavam a caminho da cidade quando souberam da doença. Ele então fez promessa e construiu uma capela para o santo
Graziela Rezende -
Festa do santo em 2021. Foto: Eduardo Nunes/Arquivo Pessoal

José Antônio Pereira e sua comitiva estavam a caminho da cidade que, posteriormente, seria chamada Campo Grande, em 1872, quando a notícia da febre maligna se espalhou pelo caminho. Antes, eles pararam em Santana de Parnaíba e souberam que o povoado havia sido assolado pela doença, atingindo também os homens da caravana pioneira. 

Devoto de Santo Antônio, José Antônio Pereira pediu intercessão e prometeu a construção de uma igreja, assim que chegasse por aqui e houvesse cura da doença, sem levar nenhum dos homens. 

Bolo de Santo Antônio 2022
Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax

Na ocasião, uma imagem do santo estava junto à comitiva. Além disso, José Antônio Pereira era tido como um bom médico, com conhecimentos em farmácia e homeopatia e comemorou o fato da doença ser extinta após ele recorrer ao santo.

“O Santo Antônio é o padroeiro da cidade porque esse foi o voto da família fundadora. Quando José Antônio e a comitiva saíram de Minas, na direção de , passando por , encontraram a cidade toda empestada, com focos da doença, pessoas morrendo e ele era prático de medicina. Não tinha essa ideia do curso que temos hoje, mas, faz lá uma promessa”, argumentou o padre Wagner Divino de Souza.

Cidade já foi chamada de Arraial de Santo Antônio e teve avenida com nome do santo

Com o fim da doença, o fundador deu início ao cumprimento da promessa. “Ele concluiu a igrejinha entre 1876 e 1877. No ano seguinte, já ocorreram celebrações e os primeiros sacramentos na igreja de Santo Antônio, onde está a catedral hoje, então, a partir daquele momento, o nome desta vila, que nasceu entre o córrego prosa e o segredo, que a gente chama de horto hoje, foi de Arraial de Santo Antônio”, explicou Souza.

Bolo de Santo Antônio, em 2021. Foto: Eduardo Nunes/Arquivo Pessoal

Na época, a comitiva, ainda conforme o padre, tinha 72 pessoas. “Por causa da proteção de Santo Antônio é que todo mundo acredita que ninguém morreu. Desde então, o santo está presente na vida da cidade. A rua Calógeras, por exemplo, se chamava Avenida Santo Antônio. O nome só mudou depois que foi fundado o CMO [Comando Militar do Oeste] e quiseram homenagear o Pandiá Calógeras”, ressaltou o padre.  

Com o tempo, Santo Antônio passou a ser o padroeiro de Campo Grande.

“Aí já estamos falando da década de 90, quando a câmara de vereadores resolveu elevar Santo Antônio por força de lei, fazendo esse histórico e colocando como padroeiro de Campo Grande”, disse o padre, que coordena a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua.

Igreja foi demolida e reerguida 3 vezes

Inaugurada em  março de 1878, a capela foi construída de pau-a-pique. Ao longo dos anos, foi demolida e reerguida ao menos três vezes, devido às condições de segurança da estrutura e até para mudança de local.

Atualmente, a igreja de Santo Antônio está localizada na Travessa Lydia Baís, na esquina com a Rua 15 de Novembro, região central da Capital. A igreja foi constituída como catedral metropolitana em 1991, na ocasião da do Papa João Paulo II a Campo Grande.

A partir desta data, o templo, que era denominado Matriz de Santo Antônio, passou a ser chamado de “Paróquia de Santo Antônio – Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia”. Conforme apurado pelo Midiamax, a imagem de Santo Antônio, encontrada na igreja, ainda é a original, trazida pelo fundador. 

Lei institui Santo Antônio como padroeiro de Campo Grande

No dia 29 de outubro de 2001, foi instituída a Lei n° 3901/01. Desde então, ficou estabelecido que o dia 13 de junho é o Dia do Padroeiro do Município de Campo Grande, o Santo Antônio de Pádua, com previsão de feriado municipal.

Neste mês de junho, ocorre a tradicional festa, com o bolo de Santo Antônio. Serão ao todo 7 mil pedaços, com 500 alianças distribuídas nos potes de 200 gramas cada. Segundo a tradição, é necessário encontrar uma delas para casar!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Amambai e Maracaju ficam entre as 4 cidades mais frias do Brasil

Mais eficaz que laqueadora, Implanon deve chegar ao SUS ainda em 2025; ginecologista explica método

‘Imbecilidade’: campo-grandenses reagem à operação da PF contra Bolsonaro

pix

Pix é monitorado pelos Estados Unidos desde 2022

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

stf

Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Proibidas na Capital, leucenas devem ser removidas, mas tarefa não será fácil e levará anos

Entenda como a lei funcionará e quais os próximos passos até a regulamentação

Sem Categoria

Autor de novelas da Globo, Manoel Carlos está sob cuidados médicos; saiba detalhes

Equipe de Manoel Carlos compartilhou um comunicado a respeito do quadro de saúde do autor; saiba como o escritor de novelas da Globo está

Mundo

Rússia ataca Ucrânia com mais de 300 drones, deixando um morto em Odessa

Ministério de Defesa da Rússia informou que derrubou 71 drones ucranianos durante a noite de sábado

MidiaMAIS

‘Chá de traição’, flagra em show e Campo Grande ‘comportada’: infidelidade marcou a semana

Flagra de infidelidade em show e "chá de traição" movimentaram as redes sociais, enquanto Campo Grande saiu de ranking de cidades infiéis