Data do aniversário de Campo Grande é um equívoco e Capital tem muito mais que 122 anos, afirma neto do fundador

"Ignorância ou descaso?", questiona o bisneto do fundador da Capital ao expor fato sobre o aniversário de Campo Grande
| 22/06/2022
- 09:12
aniversário de campo grande
Documentos expostos por Éddson Alkontar - (Fotos: Arquivo Histórico)

Prestes a completar oficiais 123 anos, Campo Grande teria feito, na realidade, 150 anos nesta terça-feira, 21 de junho de 2022. A informação sobre uma verdadeira data de comemoração do aniversário da Capital de é baseada em documentos divulgados pelo bisneto do fundador da cidade e reiterada por historiadores locais.

"Sabiam que hoje (21/06/2022) estamos comemorando o sesquicentenário de Campo Grande? Pois é… e não vejo nada na mídia, nem citações da data pelos nobres vereadores ou pela Prefeitura da Capital", reclamou Éddson Alkontar nas redes sociais.

Éddson é bisneto de José Antônio Pereira, o fundador de Campo Grande, e afirma que tenta, "pela enésima vez, esclarecer aos desatentos, a verdade sobre datas festivas de Campo Grande, cujo aniversário seria em 21 de junho e não em 26 de agosto como vem sendo apregoado erroneamente", garante o historiador e jornalista.

Conforme mostra o documento abaixo, dia 26 de agosto corresponde à data de elevação da Freguesia à Vila e não teria porque valer como aniversário. "Os documentos aí estão e são esclarecedores o bastante para que acabe com esse festival de desinformações que terminam por confundir nossa história", dispara o jornalista.

documento aniversario de campo grand - Data do aniversário de Campo Grande é um equívoco e Capital tem muito mais que 122 anos, afirma neto do fundador
Documento de 26 de agosto de 1899 da resolução que eleva Campo Grande de Freguesia à Vila - (Foto: Arquivo Histórico)

Para o bisneto do fundador, Campo Grande perde por não contar sua história da forma correta. "Perde a população, perde-se a oportunidade única, e toda essa geração não terá o que comemorar até o bicentenário (se não for esquecido igualmente)", reclama ele.

Em resumo, Alkontar detalha e faz uma linha do tempo dos acontecimentos:

- 21/06/1872: Fundação de Campo Grande, data que marca a chegada de José Antônio com seu filho Antônio Luiz e dois agregados, acampando às margens do Prosa com o Segredo e decidindo aqui fundar um povoado.
- 23/11/1889: Elevação do povoado à categoria de Freguesia (lei 792)
- 26/08/1899: A Freguesia de Campo Grande é elevada à Vila (resolução 225)
- 20/07/1910: Instala-se a Comarca de Campo Grande (lei 549)
- 16/07/1918: Campo Grande é elevada à Cidade (lei 772)
- 11/10/1977: Campo Grande torna-se Capital do Estado de Mato grosso do Sul (lei complementar nº 31), cuja instalação deu-se a 01/01/1979

"Eis aí toda nossa história, sem prosa, sem versos mas, documentada", finaliza Éddson.

O também jornalista e historiador Sérgio Cruz, que pesquisa e documenta a história de Campo Grande, parte da mesma opinião de Alkontar. "Dia 21 de junho agora, é celebrado o sesquicentenário da fundação de Campo Grande. Portanto, Campo Grande completa 150 anos. Eu não vi ninguém falar nada, ninguém tocou nisso, mas é importante dizer que em 1972, o comemorou o centenário da fundação", conta, lamentando pela data não ter sido lembrada por nenhuma autoridade em 2022.

Conforme Sérgio, em 1999 a comemoração de outro centenário da Capital de Mato Grosso do Sul,com base em 26 de agosto de 1889, aconteceu novamente, e essa celebração dupla do mesmo fato deixou a população perdida. "Qual vale? Os dois valem, tanto o 21 de junho, quanto o 26 de agosto, mas era bom ressaltar essa questão", destaca ele.

"Em verdade, Campo Grande começou no dia que o José Antônio Pereira chegou aqui, em 1872, mas comemora aniversário em 26 de agosto de 1899, quando foi elevada de Freguesia à Vila", pontua o jornalista e historiador ao Jornal Midiamax.

comarca - Data do aniversário de Campo Grande é um equívoco e Capital tem muito mais que 122 anos, afirma neto do fundador
Documento de instalação da Comarca de Campo Grande - (Foto: Arquivo Histórico)

Aniversário de Campo Grande em outra data

Consultada pelo Jornal Midiamax, Madalena Greco, reconhecida historiadora de Campo Grande, acredita que o aniversário da Cidade Morena deveria, de fato, ser celebrado em outro dia e também não reconhece 26 de agosto como a data correta.

"Penso que o aniversário deveria ser em 16 de julho de 1918, o dia em que Campo Grande foi elevada de Vila à categoria cidade. Inegavelmente, houve uma falha. Tentamos articular alguma coisa nesse sentido, mas não houve um retorno colaborativo por parte de nenhum órgão, e não vimos repercussão. Realmente passou batido. Acho que é legítima a reivindicação do Éddson", diz ela.

Para Madalena, 150 anos não é uma data qualquer. "Merecia a comemoração da chegada de uma comitiva que gerou um povoado. Poderiam ter feito alguma solenidade, um reconhecimento. 26 de agosto ficou sendo o dia oficial, eu não enxergo isso como legítimo, mas oficializaram essa data", lamenta ela.

É comum que cidades celebrem aniversário na data correspondente à emancipação e não à fundação. No entanto, no caso de Campo Grande, o aniversário se baseia na data de elevação da categoria Freguesia para a de Vila, o que não faz sentido para os estudiosos. Para o bisneto de José Antônio, o aniversário da Capital deveria ser em junho, mas, considerando o dia em que Campo Grande se tornou cidade, Madalena crê que a celebração correta seria em julho.

"Chegamos a fazer um concurso de monografias para trazermos repercussão a esse assunto, mas não houve interesse público", finaliza Madalena, sobre o imbróglio de quando realmente a Capital deveria festejar sua idade.

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e da cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais.

Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS.

Veja também

Confira o passo a passo de como fazer esse delicioso Bolo Pé de Moleque

Últimas notícias