O Estado de é conhecido no Brasil inteiro por suas inúmeras aventuras ao ar livre e incontáveis opções de ecoturismo na vasta vegetação que se expande pela região. De cachoeiras gigantes até verdadeiros paraísos escondidos, muita gente aposta nessas atrações turísticas para encontrar paz e descanso.

Pensando nisso, o MidiaMAIS decidiu questionar ao público qual desses destinos é o mais de todo o Estado. Atrações turísticas certeiras em Mato Grosso do Sul, muitos deles carregam histórias encantadoras que conquistam o público.

Que o Estado tem vários destinos naturais, a gente sabe. Mas hoje, a equipe de reportagem selecionou os mais antigos e famosos de todo o território. Vamos começar?

1- Gruta do Lago Azul

Já ouviu falar dessa? A Gruta do Lago Azul está localizada na área rural de , a aproximadamente 22 quilômetros da cidade, e está listada como uma área protegida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Nacional) desde 1978.

Ela foi batizada com esse nome em homenagem ao espelho de águas cristalinas encontrado no interior da caverna formado por um profundo lençol freático que alimenta o lago azul.

Para muitas pessoas, o passeio é parada obrigatória em Bonito.

Gruta do Lago Azul - Prefeitura de Bonito
Gruta do Lago Azul (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Bonito)

2 – Morro do Ernesto

Quem mora em Mato Grosso do Sul com certeza já ouviu falar desse destino turístico, especialmente as pessoas aventureiras. O Morro do Ernesto fica a 20 quilômetros de Campo Grande, sendo a atração perfeita para quem mora na Capital e região.

Localizado na fazenda Córrego Limpo, região do Inferninho, a propriedade privada abre as portas para os turistas desfrutarem das cachoeiras e do pôr do sol.

Morro do Ernesto (Foto: Ranziel Oliveira/ Arquivo Pessoal)

3 – Rio Sucuri

O passeio de flutuação do Rio Sucuri existe como atividade turística há mais de 27 anos na região de Bonito. Ao longo dos anos, já recebeu muitos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. O receptivo do passeio turístico fica na antiga sede da fazenda São Geraldo, construída em de 1971.

Rio Sucuri
Rio Sucuri (Foto: Reprodução/ Agência São Jorge)

4 – Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é a maior queda da água de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil. Ela tem 156 metros de altura e fica localizada na cidade de Bodoquena.

Segundo a equipe de turismo, a trilha da região é totalmente preservada, garantindo uma caminhada tranquila em meio à mata nativa. O passeio ainda percorre várias cachoeiras e pontos de banho com água cristalina.

Cachoeira Boca da Onça (Foto: Reprodução/ Site Cachoeira Boca da Onça)

5 – Museu Subaquático de Bonito

O museu subaquático de Bonito é o primeiro museu de água doce do mundo. Ele foi construído dentro de um lago com quatro metros de profundidade localizado no complexo de ecoturismo da Nascente Azul. 

Atualmente, é o único museu de água doce do mundo e conta com estátuas submersas, criadas por artistas locais e que abordam temas como a sustentabilidade e preservação ambiental. 

Museu Subaquático de Bonito é uma das atrações turísticas de MS
Museu Subaquático de Bonito (Foto: Divulgação)

6 – Rio do Peixe

O Rio do Peixe é um dos lugares mais paradisíacos de Bonito, com belíssimas cachoeiras. Em um só passeio, o visitante consegue conhecer pontos de banho, animais durante as trilhas e paisagens da natureza nativa.

O passeio de cachoeiras do Rio do Peixe fica entre Bonito a Bodoquena. O acesso é através da MS-178 que liga as duas cidades.

Rio do Peixe
Rio do Peixe (Foto: Reprodução)

7 – Abismo Anhumas

Formado entre 10 e 14 mil de anos, o local foi descoberto em 1970 e desde então é um dos pontos turísticos do Estado com formações rochosas deslumbrantes e lago de água cristalina. Localizado a 23 quilômetros de Bonito, o único acesso é por rapel, feito com auxílio de profissionais treinados do local. Uma das principais atrações turísticas em MS, é um verdadeiro paraíso escondido.

O passeio de bote, a flutuação e o mergulho de cilindro no lago, cujas águas cristalinas chegam a ter 80 metros de profundidade e até 60 metros de visibilidade, são outras maneiras de explorar essa beleza natural.

Abismo Anhumas
Abismo Anhumas (Foto: Reprodução/Site Oficial)

8 – Buraco das Araras Ecoturismo

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, localizada no município de Jardim.

Local proporciona uma caminhada suave por trilha de 970 metros, com duas plataformas para observação de uma dolina, acessível a todos os públicos para apreciar as araras.

buraco das araras
Buraco das Araras (Foto: Reprodução/)

E as suas atrações turísticas favoritas?

Eai, qual dessas atrações turísticas você considera a mais bela de Mato Grosso do Sul. Decisão difícil, né? O Jornal Midiamax está disponibilizando a enquete nos stories do Instagram para votação. Entre no perfil @midiamax e participe!


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok


Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.