Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Atenção chamamezeiros! Porto Murtinho faz festival por 4 dias e encerra período de pesca

Programação do evento será divulgada neste sábado (5). Festival também marca o encerramento da pesca, com início do período de defeso em todo o território de Mato Grosso do Sul, e, ainda, inauguração do Cineteatro.
Graziela Rezende -
Foto: Divulgação

O município de Porto Murtinho, a partir deste sábado (5), inicia o 1º Festival Internacional do Chamamé. Serão ao todo 37 grupos tocando por 4 dias e a cerimônia de abertura inicia às 18h, no Cineteatro Ney Machado Mesquita, com a presença do prefeito, e do presidente do Instituto Chamamé MS, Orivaldo Mengual, representantes do Governo do Estado e autoridades do município.

Na ocasião, será divulgada toda a programação que ocorrerá dos dias 11 a 14 de novembro. O evento também marca o encerramento da pesca, com início do período de defeso em todo o território de Mato Grosso do Sul, e, ainda, inauguração do Cineteatro.

Durante 4 dias, a cidade será a capital internacional do Chamamé, com profusão cultural de ritmos, sabores, danças e artesanatos da fronteira, além de seminário e oficinas. Os estandes de artesanatos terão produção de cidades vizinhas; peças produzidas por indígenas kadiweu; artes da etnia ayoreo, do Paraguai, e de artesãos da .

Leia também:

Festival Internacional do Chamamé custará R$ 1,6 milhão para prefeitura de Porto Murtinho

Sangue correntino nas veias e amor pelo ritmo faz ninguém ficar parado ao ouvir Chamamé em MS

Conforme a organização, a intenção é reunir centenas de pessoas, ao menos 800, em um momento para fomentar o intercâmbio cultural transfronteiriço. As apresentações também envolvem danças, tanto com artistas regionais como paraguaios, argentinos e de municípios vizinhos, entre eles duplas de destaque, como Castelo &  Elinho Filho, de Mato Grosso do Sul; Fuelles Correntinos, da Argentina e, do Paraguai, a Banda y Ballet Folklórico Municipal de Asunción e Mirta Noemi Talavera.

Além disso, está confirmada a apresentação do multi-instrumentista sul-mato-grossense Marcelo Loureiro, reconhecido internacionalmente. Plural, terá também ritmos correlatos, como a guarânia, o rasqueado e katchaka.

Rota Bioceânica

Durante o 1º Festival Internacional do Chamamé, também será destacada a Rota Bioceânica, já que a obra projeta uma conectividade cultural e econômica sem precedentes.

O município de é considerado o guardião do Rio Paraguai e portal da , com uma ponte de 1.300 metros conectando o município sul-mato-grossense e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta.

“Sonho antigo e irmandade”: rota bioceânica trará centenas de empregos e desenvolvimento na fronteira de MS

O prefeito da cidade, Nelson Cintra, avalia que o evento vai movimentar o comércio, cultura e turismo, alavancando a economia e também será ocasião para visita de novos empreendedores interessados em conhecer a Rota Bioceânica e a região fronteiriça.

Já Orivaldo Mengual, que é o presidente do Instituto Chamamé MS, comenta a rica programação de shows e espetáculos, feira de artesanato e atividades formativas, construindo um ambiente para relacionamentos, convivência, intercâmbios e negócios.

Chamamé é Patrimônio Imaterial da Humanidade

Reconhecido desde dezembro de 2020 como “Patrimônio Imaterial da Humanidade” pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e, desde junho de 2021, como “Bem de Natureza Imaterial de Mato Grosso do Sul”, o chamamé é uma tradição que passa de geração em geração.

“Com o festival em Porto Murtinho, damos uma outra dimensão para essa cultura, dimensão que nos permite refletir nossa história e nossos laços e o bem comum de nossas comunidades transfronteiriças”, avalia o presidente do Instituto Chamamé MS.

Quem quiser acompanhar a programação pelas redes sociais pode acessar o instagramsitetwitter  Facebook e Youtube

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista é levada para atendimento após colisão com caçamba na Via Park

Na Via Park, região do Coophafe em Campo Grande

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão