A Morada dos Baís está há dois anos com as portas fechadas para eventos por causa da pandemia. Em maio de 2021, o prédio centenário deixou de ser administrado pelo Sesc-MS e se tornou responsabilidade da (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) em . Desde então, especula-se sobre o retorno das atividades culturais no espaço, porém, até o momento, não há previsão de volta.

A Morada dos Baís passa por reforma desde outubro do ano passado. Na época, o secretário Max Freitas explicou que toda a fachada seria restaurada, além de pisos e restauros específicos no prédio. A equipe tinha esperanças de que os eventos voltassem até o fim de 2021 no mesmo formato de quando o Sesc comandava o local, com shows de quinta a sábado. Porém, o cenário de Covid-19 e a continuação das obras impediram que isso acontecesse.

Nessa segunda-feira (7), a Secretaria afirmou ao Jornal Midiamax que a reforma segue em andamento na Morada dos Baís. Por isso, não há nenhuma previsão de retorno das atividades culturais no local. Questionada sobre o término das obras, a Sectur não especificou nenhuma data.

“Não podemos prever infelizmente qualquer ação futura, pois o prédio segue em reforma”, disse, em nota. Atualmente, a Morada abriga os artesanatos do Estado, uma vez que a Casa do Artesão também passa por restauro.

Nenhuma parceria prevista

Desde 2021, a administração da Morada dos Baís deixou de ser realizada pelo Sesc de Mato Grosso do Sul. Então, o prédio histórico passou a ser gerido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Sectur.

Na época, o Midiamax conversou com a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, para saber em detalhes quanto aos novos planejamentos para eventos de cultura em Campo Grande. Ela disse que, mesmo após a saída do Sesc da Morada, existia a possibilidade de fazer parcerias com a prefeitura para a realização de projetos na casa centenária. Porém, também não há nenhuma possível parceria entre as instituições.

“O Sesc entregou o prédio e não tem, neste momento, parcerias para realização de eventos no local. As ações estão concentradas no Sesc Cultura”, informou o Sesc-MS nesta terça-feira (8).

Assim, mais detalhes sobre a retomada dos eventos na Morada dos Baís devem ser estruturados conforme a finalização das obras.