MidiaMAIS

Sem foco e concentração? Como melhorar a produtividade no home office

Animais de estimação, vizinhos e família: às vezes, tudo atrapalha quando se trabalha em casa

João Ramos Publicado em 03/05/2021, às 11h36

É importante ter um espaço reservado somente ao trabalho, aconselha especialista
É importante ter um espaço reservado somente ao trabalho, aconselha especialista - (Depositphotos)

Há mais de um ano, o home office se tornou uma das principais formas de trabalho no mundo e novos desafios surgem a cada dia para quem precisa trabalhar em casa; desde como ter disciplina para cumprir horários, até como dividir o espaço de trabalho com as rotinas domésticas e encontrar a harmonia entre as reuniões e a presença dos familiares e bichos de estimação.

O consultor Wagner Thiele diz que a chave para encontrar esse equilíbrio é disciplina e concentração. Ele tem 5 dicas que podem facilitar a vida de quem trabalha em casa. “Trabalhar em casa é estabelecer uma mudança de olhar para um ambiente que já está todo construído com uma imagem do lugar de descanso”, diz.

Para começar, o consultor indica que você crie um ambiente específico para o local de trabalho em que você se sinta à vontade, mesmo que seja apenas uma mesa, e não faça nenhuma outra atividade nesse espaço. “Ao fazer isso você ensina ao seu cérebro que aquele lugar representa a sua vida profissional”, explica. Nesse espaço deve ter tudo o que você precisa para desempenhar sua função, até mesmo suas garrafas de café e de água.

O importante, diz Thiele, é ritualizar o processo. “Devemos inclusive usar roupas que usaríamos se fôssemos sair para trabalhar”.

Para manter a harmonia com os familiares, exponha a necessidade de respeito ao espaço e aos seus horários. “Fale com as pessoas, diga o que você precisa para ter um ambiente adequado para desenvolver suas atividades. Se você precisa de silêncio, peça. Mostre suas necessidades”, diz.

Estabelecer períodos de descanso é fundamental nessa rotina. “Cronometre de 20 a 30 minutos para você se levantar, se espreguiçar, dar uma volta. Se você mora em um apartamento pequeno, olhe pela janela, mire o horizonte, observe o movimento. Essas pausas são necessárias para melhorar a concentração e ajudam a manter o foco no trabalho”, afirma Thiele.

Jornal Midiamax