Genito Fonseca, o youtuber moçambicano que se espantou ao descobrir que Campo Grande é uma cidade e não só mato, foi preso nesta terça-feira (21), em Moçambique. A informação foi compartilhada por ele mesmo em seu canal no YouTube. Genito alegou ter sido injustiçado e disse ter sofrido humilhações.

“Aconteceu uma injustiça que a polícia fez comigo. Decidi fazer esse vídeo pra explicar pra vocês. A minha família ficou abatida”, iniciou. Tudo aconteceu quando ele voltava do banco para casa. O moçambicano afirma que estava usando máscara de proteção individual para a prevenção da Covid-19, mas, no caminho, havia uma multidão sem o equipamento.

“Várias pessoas não usavam máscaras, algumas estavam comendo. Quando eu passei por ali, a polícia chegou ao local e surpreendeu a todos. Não verificaram direito quem usava máscara e quem não usava, e decidiram recolher todo o pessoal. O mais incrível: eu usava máscara, então eu me justifiquei ‘estou usando máscara, por que estão a me levar neste carro?'”, contou em vídeo no YouTube.

Segundo ele, os policiais rebateram dizendo: “Você usou máscara agora”. O youtuber diz ter questionado a decisão duas vezes. “Eles me levaram a força, me colocaram no carro da polícia, eu nunca imaginei subir naquele carro em que só vejo criminosos. Pegaram também um militar que estava ali a comer amendoim torrado e por isso teve que abaixar a máscara”, disse.

Quando entrou no carro, a polícia o indagou: “Por que você está com máscara agora? Tira máscara”. “Não, vocês me encontraram com máscara, vocês me confundiram porque estavam ali pessoas que não usavam”, respondeu Genito. “Não confundimos nada”, argumentou ele. “Me fizeram circular toda cidade, fui humilhado, como se eu fosse algum criminoso”, desabafou.

“Levaram cerca de 30 pessoas em mais de um carro. Mulheres grávidas, pessoas idosas, fiquei muito triste. Quando chegamos no posto policial, eles nos colocaram em uma cela, eu fiquei chocado. Pra mim, o mundo já tinha acabado naquele momento. Era o fim. Ficamos muito tempo, cerca de quatro horas, e em seguida passamos mais uma humilhação”, narrou o youtuber.

Segundo Genito, as pessoas recolhidas foram levadas a um tribunal. “Fomos condenados, nos deram uma pena de 15 dias de prisão, mas o juiz decidiu reduzir pra 8 dias e ainda tínhamos que pagar um certo valor por dia”, afirmou.

“Vão ficar oito dias na prisão, mas essas penas podem se reduzir, vocês podem pagar essas penas e não ficarão presos”, disse ter ouvido do juiz. “A pena foi de 2250 meticais [cerca de 200 reais na conversão da moeda], quem tinha aquele valor pagava e ia para casa. Pagamos e eu tinha que ser solto. As pessoas que ficaram lá e não pagaram ainda estão cumprindo a pena”, lamentou o moçambicano, encerrando a história muito abatido.

Sonho

Genito conta que desde criança se encantou pelo Brasil através das novelas e sonha em conhecer o país. No YouTube, ele produz conteúdo especialmente para brasileiros e costuma reagir a tudo do país que ama. O moçambicano chegou a virar notícia no Midiamax após reagir a Campo Grande, se impressionando ao descobrir que tudo não era só mato.

Com a repercussão, o youtuber ficou muito feliz. “Como uma forma de considerar, eu acredito que, se um dia eu for para o Brasil — eu sei que vou, tenho fé — assim que eu for para o Brasil, Mato Grosso do Sul será o meu primeiro lugar, onde eu irei me sentir muito feliz, vou me sentir muito mais a vontade”, projetou.

Viralizou

No conteúdo que gravou falando da Capital sul-mato-grossense, responsável por fazê-lo virar notícia, o moçambicano se mostrou verdadeiramente espantado ao descobrir que Campo Grande se tratava de uma cidade. Ele assistiu a um vídeo do canal “Deva no Ar”, explorando as belezas da Capital e se impressionou com tudo o que viu. 

“Milhares de árvores, isso é uma maravilha, bem bonito. Nem merece chamar Campo Grande, porque pra quem ouve falar Campo Grande fica pensando que é no campo, uma área rural. Uau, que cidade legal”, pontuou o youtuber.