“Pensei que fosse uma zona rural bem grande, bem gigante mesmo”: é assim que o youtuber moçambicano, Genito Fonseca, inicia seu vídeo reagindo a Campo Grande, Capital de . Com 26,6 mil inscritos na plataforma, ele faz vídeos especificamente para o público brasileiro e reage a cidades e costumes do nosso país.

Em seu modesto canal, criado há um ano, o vídeo intitulado “Reagi a Campo Grande em Mato Grosso do Sul e fiquei chocado”, publicado no dia 3 de novembro, é o terceiro mais visto da história de sua conta, com 23 mil visualizações até a manhã desta terça-feira (9). A gravação fica atrás apenas de “Incrível! Apoio vindo do Brasil, cidade de Curvelo, Minas Gerais”, com 44 mil views, e “Casal reage às 20 maiores cidades do interior do Brasil”, com 33 mil visualizações.

No conteúdo que gravou falando da Capital sul-mato-grossense, Genito se mostrou verdadeiramente espantado ao descobrir que Campo Grande se tratava de uma cidade. Ele assistiu a um vídeo do canal “Deva no Ar”, explorando as belezas da cidade, e se impressionou com tudo o que viu. Em especial, um tatuzinho e uma capivara no Parque das Nações Indígenas, “animais que nunca vimos por aqui”, disse.

“Olha como os animais não se assustam com a gente”, mostrou o “Deva no Ar”, nas imagens que Genito assistia. O moçambicano informou que pesquisou sobre esses bichos e afirmou que eles “não machucam as pessoas. Única coisa que fazem é procurar comida”.

“É espetacular”

Ao dar de cara com o Aquário do , ficou de boca aberta. “É um aquário? De longe, eu pensei que fosse um estádio”, e gritou ao ver a Avenida Afonso Pena em imagens aéreas. “Que isso, mano! Que cidade gigante!”, gritou. “Mano, Campo Grande é espetacular. Eu penso aqui que Campo Grande é mesmo na zona rural. É espetacular, é espetacular. Ao contrário do que estava pensando, Campo Grande é espetacular”, repetiu muitas vezes.

“Vejam suas estradas bem limpas, bem organizadas. É linda, me enganei muito. Pensei que era um campo mesmo”, elogiou. Sabendo da estátua de Manoel de Barros, ícone do centro da cidade, se perguntou “É proibido sentar?”, referindo-se ao espaço vazio ao lado do banco em que a figura do poeta está sentada.

“Milhares de árvores, isso é uma maravilha, bem bonito. Nem merece chamar Campo Grande, porque pra quem ouve falar Campo Grande fica pensando que é no campo, uma área rural. Uau, que cidade legal”, pontuou o youtuber.

Campo-grandenses reagiram

Não só Genito, de Moçambique, um país da África Oriental, mas os próprios brasileiros chegam a pensar que Mato Grosso do Sul “é só mato”. O sucesso do vídeo no canal do youtuber mostra o interesse dos campo-grandenses em verem o que os outros estão falando da cidade. Nos comentários, Genito, que mencionou várias vezes que a Capital Morena se tratava de um município de Mato Grosso, foi orientado:

“É Mato Grosso do SUUUUUUL”, avisou um internauta. “Campo Grande é linda mesmo, só falta os motoristas darem seta”, entregou uma mulher. “O Aquário do Pantanal não foi inaugurado ainda… Ele simplesmente não foi terminado. Se Deus quiser logo, logo estará pronto”, revelou outro. “Não se engane, capivaras são bem agressivas quando estão acuadas ou com filhotes. Os dentes podem fazer estragos irreversíveis”, chamou atenção uma moradora.

Publicado há apenas seis dias, o vídeo é um dos recordistas de Genito e já se espalhou pelos grupos de lotados de curiosos e orgulhosos da Capital, os mesmos que correram para saber o que ele estava pensando sobre a cidade. Interessados, os campo-grandenses, de forma geral, apreciaram a avaliação. Pelo menos nos comentários.