Ícone dos anos 80 e 90, G Ribeiro relança álbum ‘Mentira & Ficção’ nesta sexta

Músico carioca fez carreira em Campo Grande e busca trazer trabalho de 2002 ao mercado digital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O músico Geraldo Gibeiro relança nesta sexta-feira (11) em todas as plataformas digitais o álbum sucesso de 2002, ‘Mentira & Ficção’. A produção possui canções atuais, tanto no tom crítico, cômico e ácido das letras, quanto nos arranjos. Com o relançamento, Ribeiro busca dialogar com as novas gerações de amantes da música sul-mato-grossense.

O disco de 9 faixas conta com participações especiais de artistas de Mato Grosso do Sul, como Adriano Magoo e Marcelo Ribeiro, parceiros de G Ribeiro nos arranjos, que oferecem ritmos globais, do fronteiriço ao rock progressivo, passando por forró, samba, jazz fusion e influências eletrônicas. Referências que podem ser encontradas nas obras de Tom Zé, Os Mutantes e Frank Zappa, por exemplo.

Aos 63 anos, carioca e veterinário aposentado, G Ribeiro fez carreira em Campo Grande quando participava de bandas nas décadas de 80 e 90. Era integrante do grupo Poranguetê, ao lado de Pedro Ortale, Antonio Porto, Celso Cordeiro, Kaká e Lenilde Ramos. “Em 1982, o Poranguetê se tornou o primeiro grupo musical campo-grandense a se apresentar no Circo Voador, no Rio de Janeiro”, relata.

Depois de um longo período afastado da carreira artística para se dedicar à área de formação, G Ribeiro nunca deixou a música completamente de lado e retoma com ideias renovadas, focando nas novas tendências de consumo de música no mundo. No início do ano, o artista assinou com o selo independente Mandioca Records, responsável por administrar e lançar as obras. A campanha do disco “Mentira & Ficção” faz parte dessa retomada, que já conta com um novo álbum previsto ainda para este ano.

(Divulgação, Mandioca Records)

 

“Artistas como G Ribeiro são gratas exceções na história da música, então ter a oportunidade de distribuir sua música potencialmente para o mundo todo é de um valor imensurável. É importante para escrever a memória sul-mato-grossense e dar o reconhecimento merecido à inventividade do artista”, destaca Aly Ladislau, um dos responsáveis pelo projeto. “Nosso papel agora é garantir a continuidade de sua carreira, pois o acervo e a criatividade de G Ribeiro se renovam todos os dias”, conclui.

O trabalho foi produzido e dirigido por G Ribeiro, com arranjos de G Ribeiro, Adriano Magoo e Marcelo Ribeiro, mixagem e masterização de Anderson Rocha, técnicos de gravação Ivan, Darta, Marcelo Baiano e Orlando Baron, fotografia de Eduardo Baka Medeiros e arte de Heron Zanatta.

Na banda, Wlajones Carvalho na bateria e percussão, Marcelo Ribeiro no baixo, Adriano Magoo no vocal, teclados e efeitos, e G Ribeiro no vocal, violão e flauta transversal. Conta ainda com Orlando Baron na guitarra e no cavaco e vocal de Rosely de Oliveira. E com participações especiais da dupla Américo & Nando, Roberto Espíndola, Antonio Porto e Natalia de Oliveira.

O álbum “Mentira & Ficção” está disponível em todas as plataformas digitais a partir desta sexta-feira (11) através do perfil de G Ribeiro no Instagram. Os interessados podem fazer o pré-save do álbum através do link AQUI

Conteúdos relacionados

bioparque pantanal
Horóscopo e astrologia