Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Especialistas falam sobre cuidados após vacina contra coronavírus

As palavras mais esperadas no mundo não só estão sendo repercutidas, mas também já entraram em ação: a vacinação contra o coronavírus. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que nesta segunda-feira (18), no fim do dia, as primeiras pessoas sejam imunizadas em ato simbólico de início da vacinação. Mesmo com o início da […]
Arquivo -

As palavras mais esperadas no mundo não só estão sendo repercutidas, mas também já entraram em ação: a vacinação contra o coronavírus. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que nesta segunda-feira (18), no fim do dia, as primeiras pessoas sejam imunizadas em ato simbólico de início da vacinação.

Mesmo com o início da imunização é muito importante ressaltar que todos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança.

“As vacinas disponíveis no terão duas doses com intervalo entre uma e outra, então, para criarmos anticorpos não será imediato. Como não há imunidade instantânea, é preciso continuar usando máscara, evitar aglomeração, usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente. Continua a mesma orientação que nós tínhamos desde o início da pandemia”, ressalta a infectologista da Unimed , Haydeé Marina do Valle Pereira.

Maurício Pompilio, também infectologista da cooperativa médica, completa dizendo que “as pessoas que forem imunizadas contra a não poderão deixar de usar máscaras logo em seguida. A resposta imunológica desencadeada pela vacina não é imediata, pode demorar dias ou semanas. Haverá uma segunda dose para aumentar esta proteção”.

O médico conclui falando que “a proposta é continuarmos com as medidas protetoras após a vacinação até que haja queda significativa no número de casos local e mundialmente”.

Vacina em Mato Grosso do Sul 

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o primeiro lote com a vacina chega nesta segunda-feira (18) às 13h com 158 mil doses enviadas pelo .

A distribuição para os 79 municípios do Estado começa na terça-feira (19), seguindo o Plano Estadual de Distribuição da Vacina contra Covid-19 através de da SES e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A previsão é que na quarta-feira (20), comece a aplicação das vacinas. Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a primeira fase da imunização vai englobar trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Na fase 02 serão imunizadas pessoas com 60 anos a 74 anos. Na fase 03 serão pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Poder Judiciário em MS define promoções e remoções de magistrados

John falha, Botafogo perde para Estudiantes na Argentina e se complica na Libertadores

São Paulo conta com estrela de garoto, vence o Libertad e lidera grupo na Libertadores

Denúncia de advogado em MS contra Moraes por uso de avião da FAB para final do Corinthians é recebida pelo TCU

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Bolsa atinge maior nível em quase um mês, após Trump suavizar discurso

Últimas Notícias

Brasil

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada em frente à Santa Casa

O fato ocorreu no último dia 7 de março

Esportes

Paysandu supera Goiás nos pênaltis e conquista a Copa Verde

No estádio Serra Dourada, em Goiânia

Esportes

Fluminense e Atlético-MG empatam em noite infeliz para os brasileiros na Sul-Americana

O time tricolor saiu atrás no segundo tempo