Escritora e artista plástico são eleitos para integrar a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Ana Maria Bernardelli e Humberto Espíndola foram escolhidos nesta quarta-feira (13), em Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A escritora Ana Maria Bernardelli e o artista plástico Humberto Espíndola foram eleitos para ocupar duas cadeiras na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. A assembleia geral responsável pela eleição dos novos integrantes foi realizada na tarde desta quarta-feira (13) em Campo Grande.
Segundo informações da Academia, Ana Maria Bernardelli vai ocupar a Cadeira nº 27, que pertenceu anteriormente à escritora Lélia Rita de Figueiredo Ribeiro, falecida em 2020 vítima da Covid-19 aos 84 anos. Já o escritor e artista plástico Humberto Espíndola ocupará a Cadeira nº 38, na sucessão do ex-governador Wilson Barbosa Martins, que morreu em 2018. Ambos devem tomar a posse solene em breve.
Sobre os novos integrantes
Ana Maria Carneiro Bernardelli é poeta, ensaísta, crítica literária e palestrante. Graduada em Letras, professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa. Musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro. Formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. Membro da Comissão sul-mato-grossense de Folclore. Durante três décadas, de 1974 a 2000, exerceu o magistério desde o ensino básico até a Universidade onde priorizou o ensino de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Publicou em 2014 a coletânea de poemas Emoções gota a gota.
Em 2017, coorganizou “101 Reinvenções”, uma Antologia de 101 poetas do MS, com poemas inspirados na poética de Manoel de Barros; em 2018, Prosas e Segredos da Morena, uma coletânea de contos baseados na cidade de Campo Grande MS; e “101 Reinvençõezinhas” – antologia de poemas infantis. Em 2020, lançou o livro de poemas: Na Trilha das Formigas.
Humberto Augusto Miranda Espíndola é artista plástico e escritor, primeiro Secretário Estadual de Cultura de MS (1987/90), detentor de relevantes prêmios culturais e artísticos e autor do livro “Pintura e Verso”. É formado em jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná. Também crítico de arte, é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Representou o Brasil na 10ª e 11ª Bienal Internacional de SP (1969-1971), 2ª Bienal de Medellín (Colômbia, 1972), 36ª Bienal de Veneza (Itália, 1972), 1ª Bienal Ibero-americana (México, 1978), 1ª Bienal de Havana (Cuba, 1984) e 2ª Bienal de Cuenca (Equador, 1989).
Suas obras integram acervos de museus e coleções no Brasil e no exterior. Foi Gestor artístico do Museu de Arte Contemporânea de MS; Coordenador de Artes Plásticas do 1º, 2º e 3º Festival América do Sul, Corumbá/MS. Com Aline Figueiredo organizou o livro “MACP – Animação cultural e inventário do acervo do MACP da UFMT”.
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Empresas podem fornecer alimentos por R$ 1,1 milhão para Prefeitura de Aquidauana
Empresas foram habilitadas para contratação
Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
Árvore caiu por volta do meio-dia. Concessionária de energia e Corpo de Bombeiros trabalham no local
Atrativo turístico recebe obras de conservação do solo para manutenção dos rios de Bonito
Área produtiva de aproximadamente 45 hectares está recebendo as práticas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.