O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado nesta sexta-feira, 2 de julho. A data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos e mais emergências.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Para homenageá-los, separamos alguns momentos que nós do Jornal Midiamax pudemos acompanhar o trabalho desses profissionais de perto e capturar esses momentos de bravura pelas lentes dos nossos fotógrafos e palavras dos nossos repórteres. Confira: 

Incêndio Atacadão

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

 

A lista não poderia iniciar de maneira diferente se não fosse pelo incêndio histórico que acometeu o supermercado Atacadão da Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. O Corpo de Bombeiros foi acionado em 13 de setembro de 2020 e quase todo o efetivo foi mobilizado para controlar as chamas que engoliram a loja. 

O fogo na loja da rede levou quase 48 horas para ser controlado, usando mais de 400 mil litros d’água e tendo um rescaldo que levou o restante da semana para ser concluído. Focos de incêndio ainda eram localizados em meio aos escombros, da estrutura que ficou comprometida. O incêndio que destruiu a loja teria consumido parte de estoque que renderia lucro de R$ 18 milhões ao atacadista no final do ano.

Resgate Bebê no Santa Emília

(Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

 

Já em abril de 2021, o Corpo de Bombeiros salvou um bebê de um pouco mais de um mês de vida engasgado com leite em uma casa no Bairro Santa Emília em Campo Grande. No local, um dos militares, o comandante de socorro Fábio Pereira de Lima, realizou a manobra de Heimlich (técnica que limpa as vias aéreas, ajudando a desengasgar uma pessoa), até a criança voltar a respirar e chorar. Os pais da criança acompanharam todo o procedimento.

Incêndio no Noroeste

(Foto: Leonardo de França, Jornal Midiamax)

 

O Corpo de Bombeiros controlou em setembro de 2020, após mais de 2 horas de combate, os focos de incêndio que ameaçavam os barracos no Jardim Noroeste. Dois barracos foram destruídos e um foi parcialmente atingido pelo fogo, o que causou desespero nos moradores. Extinto o fogo, os militares trabalharam em focos nas proximidades do lixão, usando bomba costal, assoprador, além de abafadores. 

Risco de explosão em distribuidora de gás

(Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

 

Um incêndio em uma empresa de distribuição de gás, na Vila Eliane, em Campo Grande, mobilizou quatro unidades dos bombeiros, que foram até o local para auxiliar a equipe de brigadistas da empresa, em março deste ano.

O fogo começou em uma plataforma de engarrafamento de gás, sob risco de explosão. Os brigadistas da empresa acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou com quatro viaturas ao local, sendo uma delas de resgate. Os bombeiros, então, fizeram o trabalho de auxílio e de evacuação das pessoas que estavam na empresa

Incêndios no Pantanal

Uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, os incêndios assolaram as paisagens do Pantanal sul-mato-grossense em 2020. Os Bombeiros, claro foram primordiais no combate às chamas para salvar a fauna e flora do Estado. Trinta combatentes de Mato Grosso do Sul se uniram à força-tarefa de Mato Grosso para apagar o fogo. A mobilização contou com apoio até de um helicóptero do Ibama.

Resgate de Cãozinho no córrego Anhanduí

(Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

 

Sempre atentos a resgates de animais, os bombeiros são os primeiros a socorres os cães e gatos que por descuido ou acidente se envolvem em situações perigosas. Em 2018, um cãozinho caiu no Córrego Anhanduí após tentar atravessar via, no cruzamento da Avenida Fernando Correa da Costa com a Ernesto Geisel, em Campo Grande. 

Os militares imobilizaram o cão e o amarraram em uma corda para poder subir com um dos militares. O cachorro teve ferimentos leves e foi levado pela ambulância para o CCZ para tratar ferimentos.

Incêndio Loja no Monte Castelo 

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

 

Em fevereiro de 2021, um incêndio tomou conta de uma loja de artesanato, especializada em materiais de MDF e também acrílico no Monte Castelo. O fogo destruiu parte do local e o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Campo Grande antes que houvessem vítimas.

Resgate trabalhadores ‘pendurados’ em andaime 

Mais recente dos resgates, um acidente deixou dois trabalhadores, de 39 e 40 anos, pendurados a 15 metros de altura em um prédio localizado na Rua das Brisas, durante uma pintura no Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande. 

O andaime onde estavam se rompeu e ambos ficaram pendurados pelo cinto de segurança que salvou os dois de uma queda que inclusive poderia resultar em fatalidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, com o uso escada Magirus, fez o resgate dos trabalhadores com a estreia da autoescada Magirus, que tem 60 metros e foi trazida da Alemanha para MS.