A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, anunciou durante live na página oficial do Facebook nesta quinta-feira (11) o cancelamento do da Cidade Branca em 2021. A proposta é desenvolver ações para valorizar a festa em 2022, quando a cidade completará 242 anos. O anúncio contou com a presença do prefeito Marcelo Iunes (PSDB).

Segundo Sandro Assef, secretário executivo da Fundação de Cultura de Corumbá, uma das propostas para o Carnaval 2022 é criar uma rede de transmissão de conhecimento e buscar capacitações para aperfeiçoar os carnavalescos para a produção da festa. O lema das ações é ‘Não quero te ver chorando em 2021, mas quero te ver sorrindo no carnaval 2022'.

Caso a imunização aumente e os infectados diminuam, a ideia também é retomar em novembro de 2021 as tradicionais Rodas de Samba e Esquentas, que movimentam o e turismo, parte importante da economia da Cidade Branca.

“As entidades do Carnaval de Corumbá têm responsabilidade social com os participantes dos desfiles, cordões e escolas de samba. Entendemos e apoiamos a postura para que se evite aglomeração. Sabemos que as pessoas querem festejar, mas não é momento. Em 2021, iremos pensar nas melhorias para aprimorar e fazer um Carnaval cada vez melhor. É importantíssimo que tenhamos a responsabilidade necessária”, reitera o presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), Victor Raphael de Almeida.

O secretário adjunto de saúde Marcelo Araújo ressaltou que os indicadores do estado e do município não puderam ser negligenciados para a realização da festa em 2021. Corumbá já tem 8.822 casos confirmados de coronavírus. Entretanto, apenas 2,67% da população foi vacinada até o momento.

“Seria muito inconsequente da nossa parte. Não podemos relaxar e baixar nossa guarda para que em 2022 possamos fazer um Carnaval com segurança e com a alegria que sempre queremos ter. Hoje já temos um norte por onde seguir, que é a vacina. A tendência é que ela flua ainda mais. Mas para que isso aconteça, é importante a ajuda e responsabilidade da popolação”, ressalta Marcelo.

“Se for para sair, saí de , com álcool em gel para não levar a transmissão desse vírus para a família. Vamos pensar na saúde e no próximo, como todos disseram. É triste perder uma festa que é uma grande paixão da cidade, mas é importante pensar na saúde do povo corumbaense. Veremos os dias melhores o mais breve possível”, finalizou o prefeito Marcelo Iunes.