Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Acervo com a história de Campo Grande ganhará nova sede e terá exposições para população

Também há processo para digitalização dos arquivos
Arquivo -
Registro da Avenida Afonso Pena
Registro da Avenida Afonso Pena

O Arca (Arquivo Histórico de ) vai ganhar nova sede e a ideia, com a mudança prevista para ser concluída até dezembro, é abrir novamente o espaço para a população pesquisar a história da cidade e ainda conhecer exposições artísticas temporárias e permanentes. Ainda há projeto em andamento para digitalização do acervo, outra forma de acesso ao conteúdo que será disponibilizada em breve.

A novidade vem após a (Secretaria Municipal de e Turismo) confirmar, em setembro deste ano, a mudança do Arca de local. Isso porque o prédio antigo, na Rua Pedro Celestino, não oferecia segurança ao acervo, que poderia sucumbir em minutos em caso de um incêndio, aos moldes das tragédias que destruíram o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Cinemateca em São Paulo.

O ‘upgrade’ no acervo deverá contemplar itens históricos de grande valor à cidade: são manuscritos, impressos e material fotográfico da Capital entre 1905 a 1970. Por exemplo, documentos como o Código de Posturas, a Planta do Rocio de Campo Grande, de 1909, além de documentos da Intendência, atual Paço Municipal, plantas arquitetônicas desde 1919 e coleções de jornais da década de 1940 a 1980. 

“Em 1909, a Intendência Municipal contratou o engenheiro Nilo Javari Barém para realizar o desenho da planta urbana de Campo Grande. Em junho do mesmo ano, ela foi apresentada, mas sua realização e as providências a serem tomadas na cidade implicaram na reestruturação do Código de Postura aprovado em 1905. O novo modelo teve fortes influências das ideias positivistas, predominante entre os intelectuais brasileiros”, traz um trecho de publicação, quando o assunto digitado no Google é ‘Planta do Rocio de Campo Grande’.

Para quem ama, é um prato cheio para conhecer a história da cidade. E quem não é tão fã pode, ao menos, saber as curiosidades do lugar onde mora. Aberto para toda a comunidade, o local costuma receber mais estudantes, professores, acadêmicos e autores de obras que buscam documentos comprobatórios.

Mudança

Atualmente, o arquivo fica na Rua Pedro Celestino e, aos poucos, é levado para um imóvel na Rua Brasil, que já abrigou a extinta Fundac (Fundação de Cultura) e Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). “O Arca está lá há quase 20 anos, mas o prédio tem problema estrutural, não é adaptado. Já iniciamos a mudança, mas demora porque o acervo é grande e pesado, o transporte é delicado”, explicou o secretário de Cultura, Max Freitas.

“O novo local está remodificado, com acessibilidade, banheiro, a população vai poder fazer pesquisa. Também vamos conseguir fazer exposição de materiais históricos de Campo Grande, temporárias e permanentes. No atual não acontece, a estrutura não comporta”. 

Sem nada online atualmente, o processo de digitalização já foi iniciado, mas levará mais tempo do que a alteração de endereço da Arca. A previsão é que pelo menos 50% do acervo seja digitalizado na primeira fase. No site da Prefeitura de Campo Grande, é possível  baixar revistas, livros, artigos, sobre o arquivo, mas nenhum documento original — já que ainda está sendo digitalizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa

Polícia

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99284 – 2233