Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Acervo com a história de Campo Grande ganhará nova sede e terá exposições para população

Também há processo para digitalização dos arquivos
Arquivo -
Registro da Avenida Afonso Pena
Registro da Avenida Afonso Pena

O Arca (Arquivo Histórico de ) vai ganhar nova sede e a ideia, com a mudança prevista para ser concluída até dezembro, é abrir novamente o espaço para a população pesquisar a história da cidade e ainda conhecer exposições artísticas temporárias e permanentes. Ainda há projeto em andamento para digitalização do acervo, outra forma de acesso ao conteúdo que será disponibilizada em breve.

A novidade vem após a (Secretaria Municipal de e Turismo) confirmar, em setembro deste ano, a mudança do Arca de local. Isso porque o prédio antigo, na Rua Pedro Celestino, não oferecia segurança ao acervo, que poderia sucumbir em minutos em caso de um incêndio, aos moldes das tragédias que destruíram o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Cinemateca em São Paulo.

O ‘upgrade’ no acervo deverá contemplar itens históricos de grande valor à cidade: são manuscritos, impressos e material fotográfico da Capital entre 1905 a 1970. Por exemplo, documentos como o Código de Posturas, a Planta do Rocio de Campo Grande, de 1909, além de documentos da Intendência, atual Paço Municipal, plantas arquitetônicas desde 1919 e coleções de jornais da década de 1940 a 1980. 

“Em 1909, a Intendência Municipal contratou o engenheiro Nilo Javari Barém para realizar o desenho da planta urbana de Campo Grande. Em junho do mesmo ano, ela foi apresentada, mas sua realização e as providências a serem tomadas na cidade implicaram na reestruturação do Código de Postura aprovado em 1905. O novo modelo teve fortes influências das ideias positivistas, predominante entre os intelectuais brasileiros”, traz um trecho de publicação, quando o assunto digitado no Google é ‘Planta do Rocio de Campo Grande’.

Para quem ama, é um prato cheio para conhecer a história da cidade. E quem não é tão fã pode, ao menos, saber as curiosidades do lugar onde mora. Aberto para toda a comunidade, o local costuma receber mais estudantes, professores, acadêmicos e autores de obras que buscam documentos comprobatórios.

Mudança

Atualmente, o arquivo fica na Rua Pedro Celestino e, aos poucos, é levado para um imóvel na Rua Brasil, que já abrigou a extinta Fundac (Fundação de Cultura) e Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). “O Arca está lá há quase 20 anos, mas o prédio tem problema estrutural, não é adaptado. Já iniciamos a mudança, mas demora porque o acervo é grande e pesado, o transporte é delicado”, explicou o secretário de Cultura, Max Freitas.

“O novo local está remodificado, com acessibilidade, banheiro, a população vai poder fazer pesquisa. Também vamos conseguir fazer exposição de materiais históricos de Campo Grande, temporárias e permanentes. No atual não acontece, a estrutura não comporta”. 

Sem nada online atualmente, o processo de digitalização já foi iniciado, mas levará mais tempo do que a alteração de endereço da Arca. A previsão é que pelo menos 50% do acervo seja digitalizado na primeira fase. No site da Prefeitura de Campo Grande, é possível  baixar revistas, livros, artigos, sobre o arquivo, mas nenhum documento original — já que ainda está sendo digitalizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Últimas Notícias

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro

Cotidiano

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Pagamento do benefício será realizado conforme o número final do NIS