No dia da árvore, ação ambiental independente dá início a plantação de 1000 mudas em Bonito
Para saudar o dia da árvore, comemorado nesta segunda, 21 de setembro, o projeto ambiental “Mil pelo Planeta” mobilizou uma centena de amigos e voluntários, em Bonito – MS, na plantação de mil mudas de árvores nativas. Mais que uma comemoração, o ato também é um grito de alerta para nossa sociedade se lembrar da importância da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para saudar o dia da árvore, comemorado nesta segunda, 21 de setembro, o projeto ambiental “Mil pelo Planeta” mobilizou uma centena de amigos e voluntários, em Bonito – MS, na plantação de mil mudas de árvores nativas. Mais que uma comemoração, o ato também é um grito de alerta para nossa sociedade se lembrar da importância da preservação da natureza, bem neste momento em que o Pantanal, toda nossa fauna e flora, padece sob o fogo.
Enquanto muitos presenciam esta grande tragédia e ainda não sabem como reagir, os amigos Neo Ávila e Roberta Stefanello tomaram uma atitude: plantar mil mudas de árvores e, quem sabe assim, influenciar a população sul-mato-grossense a se inspirarem também.
“A questão da gente presenciar as queimadas acontecendo no Pantanal foi um alerta. Por trabalharmos com Marketing Ambiental, eu de um jeito, a Roberta de outro, a gente tinha essa data no calendário. Trabalhamos com foco no meio ambiente, preservação ambiental e, de uma conversa, falamos sobre plantar árvores e ela falou que tinha uma terra, quase 1 hectare onde poderíamos plantar essas mudas”, explica Neo.
A proposta caiu como uma luva, pois Roberta já tinha a intenção de trazer a mata para dentro de seu rancho. “Desde que a gente adquiriu a área, 5 anos atrás, já tínhamos um sonho reflorestar aqui, sentíamos essa necessidade. O encontro com o Neo, que chegou há pouco em Bonito, trouxe essa vontade de realizar um projeto no dia da árvore. Topamos na hora”, diz ela.
Outra contribuição fundamental foi a do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, o IASB, que doou as mil mudas de árvores nativas e endossou a iniciativa. Partindo daí, o projeto foi se concretizando, outras parcerias se fortalecendo e a comunidade bonitense, os guias e apoiadores da causa, abraçaram o projeto e estão tornando possível esse dia tão importante.
Mil Árvores
O plano desta grande ação ambiental ganhou o reforço da comunidade bonitense e região. Durante todo o dia, os voluntários trabalham a todo vapor. A chuva leve e esparsa que cai, parece colaborar com o plantio, umedecendo a terra preta para receber as mudinhas. Os buracos já estavam abertos, resultado do trabalho de seis dias de preparo. Todo cronograma de plantio foi realizado pelos representantes do Rancho Yporã, encabeçado por Vinícius Penha.
“Nosso objetivo é criar um cronograma de trabalho que acontecerá durante o dia 21, desenvolvendo um trabalho prático, seguro e consciente. São 2 turnos de trabalho, das 7:30 às 11:00 e das 14:00 às 17:30. Serviremos café da manhã, almoço e lanche para os voluntários”, conta Vinícius.
A iniciativa já está repercutindo no local e inspirando outros proprietários de terras da região. “O projeto é um exemplo pra gente poder fazer alguma coisa, não só ficar nas redes sociais reclamando e não fazer nada. Os vizinhos já estão se mobilizando pra fazer outra ação como esta, a mãe da Roberta quer fazer na chácara dela, é um trabalho de formiguinha”, diz Henrique Dias, apoiador do projeto.
Conheça mais sobre o projeto no Instagram @milpeloplaneta. Endosse esta ideia!
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Últimas Notícias
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
União prepara concessão da hidrovia do rio Paraguai e quer pedágio por tonelada
Em ano de seca histórica e hidrovia parada, União prevê obras de dragagem com concessão
PEC de Tereza Cristina que inclui Pantanal entre patrimônios nacionais avança no Senado
A proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça em 30 de outubro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.