Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cartilha criada em MS ajuda atendimento às pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não podemos esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de […]
Arquivo -

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, tem norteado a comunidade, de forma geral, sobre como dar acessibilidade aos serviços para qualquer tipo de público.

O Guia de Boas Práticas para Pessoas com Deficiência, também disponível em braile, foi pensado, em um primeiro momento, para os servidores do judiciário. O material fez tanto sucesso que quebrou barreiras e está sendo utilizado pelos prestadores de serviço em todo o Estado.

Na prática, o material traz conteúdo que pode ser utilizado em qualquer ambiente de atendimento ao público com o objetivo de levar orientações que auxiliem a melhorar o atendimento em relação a pessoas com deficiência, tornando mais fácil encontrar informações acerca da legislação, conceito, tipos de deficiência, termologias usadas, entre outros assuntos.

O texto foi criado pelo servidor Odair José de Melo, em conjunto com a Secretaria de Comunicação do , e contém informações importantes de médicos e especialistas no assunto. Poucos dias após o lançamento do projeto, a Comissão coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Dr. Alexandre Branco Pucci, recebeu importantes relatos de agradecimento pela ajuda fornecida.

O assunto deve ser discutido. Segundo Odair, o bom atendimento à pessoa com deficiência miniminiza a falta de acessibilidade estrutural, já que muitas vezes os órgãos não tem a estrutura certa para receber uma pessoa com deficiência.

“Quando você educa e prepara, você reduz esse espaço que é a falta de acessibilidade. Muitas vezes o que a pessoa quer é só um bom atendimento.”

A leitura simples da cartilha também facilita o entendimento. Mesmo quem não trabalha com o público pode adquirir conhecimento e fazer uso do Guia.

a cartilha disponibilizada no Portal é a primeira com total acessibilidade. Isso significa que, além de estar no formato PDF para leitura, pode ser baixada e ouvida por pessoas de baixa visão ou com deficiência visual que utilizam programas específicos em seus computadores. Até as imagens são descritas para que todos tenham 100% de acesso às informações.

Para baixar o material basta clicar aqui.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe do Pix: campo-grandense será ressarcida e indenizada por bancos na Justiça

Mulher é retirada a força de dentro de veículo e agredida pelo companheiro que vai preso

Duas apostas de MS faturam R$ 28,75 mil na quina da Mega-Sena

IFMS

Inscrições abertas para seleção com vagas para professor no IFMS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Eleição suplementar em Paranhos começa em clima de dúvida entre eleitores: ‘cansativo’

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Governador de MS defende anistia e revisão de penas a envolvidos do 8/1

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Vítima foi socorrida para o hospital, mas não resistiu e morreu horas depois

Famosos

Elton John desabafa e diz que problema na visão o impede de ver filhos jogando esportes

Desde 2023, John está afastado dos palcos - mas não da música

Famosos

Bruna Biancardi conta como deu notícia de segunda gravidez a Neymar: “chorava”

Influenciadora contou em entrevista de podcast como deu a notícia ao jogador de futebol

Polícia

Polícia investiga morte de mulher encontrada ao lado de biblioteca em Três Lagoas

Vítima teria sido vista indo local com um andarilho há dois dias