Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cartilha criada em MS ajuda atendimento às pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não podemos esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de […]
Arquivo -

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não podemos esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de e Inclusão do Tribunal de Justiça de , tem norteado a comunidade, de forma geral, sobre como dar acessibilidade aos serviços para qualquer tipo de público.

O Guia de Boas Práticas para Pessoas com Deficiência, também disponível em braile, foi pensado, em um primeiro momento, para os servidores do judiciário. O material fez tanto sucesso que quebrou barreiras e está sendo utilizado pelos prestadores de serviço em todo o Estado.

Na prática, o material traz conteúdo que pode ser utilizado em qualquer ambiente de atendimento ao público com o objetivo de levar orientações que auxiliem a melhorar o atendimento em relação a pessoas com deficiência, tornando mais fácil encontrar informações acerca da legislação, conceito, tipos de deficiência, termologias usadas, entre outros assuntos.

O texto foi criado pelo servidor Odair José de Melo, em conjunto com a Secretaria de Comunicação do , e contém informações importantes de médicos e especialistas no assunto. Poucos dias após o lançamento do projeto, a Comissão coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Dr. Alexandre Branco Pucci, recebeu importantes relatos de agradecimento pela ajuda fornecida.

O assunto deve ser discutido. Segundo Odair, o bom atendimento à pessoa com deficiência miniminiza a falta de acessibilidade estrutural, já que muitas vezes os órgãos não tem a estrutura certa para receber uma pessoa com deficiência.

“Quando você educa e prepara, você reduz esse espaço que é a falta de acessibilidade. Muitas vezes o que a pessoa quer é só um bom atendimento.”

A leitura simples da cartilha também facilita o entendimento. Mesmo quem não trabalha com o público pode adquirir conhecimento e fazer uso do Guia.

a cartilha disponibilizada no Portal é a primeira com total acessibilidade. Isso significa que, além de estar no formato PDF para leitura, pode ser baixada e ouvida por pessoas de baixa visão ou com deficiência visual que utilizam programas específicos em seus computadores. Até as imagens são descritas para que todos tenham 100% de acesso às informações.

Para baixar o material basta clicar aqui.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Um idoso de 81 anos, morreu nove dias após sofrer acidente no município de São Gabriel do Oeste. Ele estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde 10 de julho, entretanto, o óbito foi confirmado às 8h20 de sábado (19). Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pelo filho do idoso, seu pai estava … Continued

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)

Cotidiano

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Especialistas alertam para riscos mentais e técnicos do uso da inteligência artificial para terapia

Brasil

Vence licença de Eduardo Bolsonaro que está nos EUA desde fevereiro

A partir de agora, o deputado precisa justificar suas ausência para não perder o mandato