Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cartilha criada em MS ajuda atendimento às pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não podemos esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de […]
Arquivo -

Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista e não podemos esquecer da data. Importante para a inclusão e também para o desenvolvimento dos profissionais, o bom atendimento é fundamental para que qualquer pessoa se sinta parte da sociedade. Uma cartilha, desenvolvida pela Comissão Permanente de e Inclusão do Tribunal de Justiça de , tem norteado a comunidade, de forma geral, sobre como dar acessibilidade aos serviços para qualquer tipo de público.

O Guia de Boas Práticas para Pessoas com Deficiência, também disponível em braile, foi pensado, em um primeiro momento, para os servidores do judiciário. O material fez tanto sucesso que quebrou barreiras e está sendo utilizado pelos prestadores de serviço em todo o Estado.

Na prática, o material traz conteúdo que pode ser utilizado em qualquer ambiente de atendimento ao público com o objetivo de levar orientações que auxiliem a melhorar o atendimento em relação a pessoas com deficiência, tornando mais fácil encontrar informações acerca da legislação, conceito, tipos de deficiência, termologias usadas, entre outros assuntos.

O texto foi criado pelo servidor Odair José de Melo, em conjunto com a Secretaria de Comunicação do , e contém informações importantes de médicos e especialistas no assunto. Poucos dias após o lançamento do projeto, a Comissão coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Dr. Alexandre Branco Pucci, recebeu importantes relatos de agradecimento pela ajuda fornecida.

O assunto deve ser discutido. Segundo Odair, o bom atendimento à pessoa com deficiência miniminiza a falta de acessibilidade estrutural, já que muitas vezes os órgãos não tem a estrutura certa para receber uma pessoa com deficiência.

“Quando você educa e prepara, você reduz esse espaço que é a falta de acessibilidade. Muitas vezes o que a pessoa quer é só um bom atendimento.”

A leitura simples da cartilha também facilita o entendimento. Mesmo quem não trabalha com o público pode adquirir conhecimento e fazer uso do Guia.

a cartilha disponibilizada no Portal é a primeira com total acessibilidade. Isso significa que, além de estar no formato PDF para leitura, pode ser baixada e ouvida por pessoas de baixa visão ou com deficiência visual que utilizam programas específicos em seus computadores. Até as imagens são descritas para que todos tenham 100% de acesso às informações.

Para baixar o material basta clicar aqui.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Em Três Lagoas, ação de vacinação contra a Influenza acontece na Feira Central no fim de semana

Precisando somar pontos, Operário enfrenta Cascavel no sábado pelo Brasileiro Série D

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

imposto de renda

Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Plantão de vacinação acontece em parque, unidade de saúde e shopping da Capital neste fim de semana

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhadores são resgatados em condições insalubres e sem acesso a banheiro no interior de MS

Funcionários foram vítimas de trabalho análogo a escravo e tráfico humano

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da PF para cargos administrativos é prorrogado até esta sexta-feira

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem

Polícia

PRF apreende 16 kg de skunk escondido em compartimento oculto de Sandero na BR-060

O motorista alegou que foi contratado para levar o carro do Paraguai até Brasília

Brasil

INSS começa a devolver descontos indevidos de abril na próxima semana

O valor total a ser devolvido chega a R$ 292 milhões