Arquiteto, ilustrador e muralista, Bruno Kulczynski, de 40 anos, é um profissional consolidado em Campo Grande, com a sua assinatura artística em diversas obras. No entanto, recentemente, um convite o tocou de forma especial: colorir uma das unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Monte Castelo, região norte da cidade.
O local, que atende o público infantojuvenil, em especial jovens e crianças dentro do espectro autista, estava, até então, “sem vida” nas paredes. Agora, no entanto, já na entrada é possível ver flores, aves e outras ilustrações que trazem boas energias aos pacientes e servidores.
“Foi gratificante realizar esse trabalho nesse local que realiza um trabalho tão importante e ver como as crianças acompanhavam com interesse a pintura, que agora as recepciona nessa unidade de atendimento, salientando a importância da arte e da beleza na saúde mental das pessoas”, afirmou Bruno.

Conforme Bruno, já havia o interesse em colaborar em murais junto a alguma instituição ou órgão que atendesse a população em geral, de preferência o público infantil/jovem, o qual se afiniza bastante com esse tipo de arte.
“Foi na mesma época que a gerente dessa unidade infantojuvenil do CAPS passou por um mural que pintei, naquela vizinhança, me encontrou nas redes e me procurou propondo este trabalho na fachada e recepção da Unidade. Foi uma feliz coincidência. A partir disso elaborei uma arte de acordo com o local e foram dois dias de pintura e convivência com os profissionais e pacientes, sempre gerando muito interesse e atenção enquanto eu realizava o trabalho”, relembrou o artista.

De acordo com o artista, algumas crianças também queriam pintar e abservavam, atentamente, enquanto aguardavam o seu horário de consulta. “Elas conferiam o progresso do mural de tempos em tempos, enquanto outros já posavam para fotos assim que as pinturas ficaram prontas, então, foi um trabalho gratificante porque, ao finalizar, já era possível perceber a diferença para as pessoas que ali trabalham e a população que se utiliza desse órgão, que realiza um trabalho tão importante e pede um ambiente mais acolhedor e lúdico”, finalizou.
Quem quiser conferir de pertinho, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil III – Dr. Samuel Chaia Jacob – fica localizado na Rua São Paulo, número 70, quase esquina com a Rua Pedro Celestino.
Confira o post do artista: