O bolo de abacaxi ressalta a culinária afetiva com gostinho de casa de vó. O doce é fácil de fazer e agrada pelo sabor único e refrescante. Os cubinhos da fruta intercalados com o creme fazem a combinação perfeita para a receita se tornar inesquecível.

A cobertura leve também contribui para não deixar o bolo “batumado” e enjoativo. O bolo de abacaxi gelado é uma das melhores opções para os dias quentes que estão fazendo em Mato Grosso do Sul. Com poucos ingredientes, o quitute pode se tornar a favorita de muita gente.

Para o abacaxi:

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi bem grande
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de rum

MODO DE PREPARO

  1. Descasque o abacaxi e corte em fatias de 1 cm. Corte as fatias em tiras e as tiras, em cubos de 1 cm.
  2. Numa panela média, junte o abacaxi picado, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos,  mexendo de vez em quando, até os cubos ficarem macios e formar uma calda.
  3. Sobre uma tigela, passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda – ela será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

Para o creme:

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 gemas

MODO DE PREPARO

  1. Numa panela, misture todos os ingredientes (se quiser, passe as gemas pela peneira). Leve ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos, até engrossar.
  2. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme em contato com o creme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para esfriar e firmar.

Para o pão-de-ló:

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 30 cm x 40 cm e polvilhe com farinha. Chacoalhe para cobrir todo o fundo e bata bem na pia para tirar o excesso.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a batedeira e as gemas para outra tigela –  se um estiver estragado você não perde a receita. Bata as claras em neve: comece em velocidade baixa, depois que espumar vá aumentando gradualmente até triplicar de volume e formar picos.
  3. Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo a cada adição.
  4. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha aos poucos.

    OBS: Se você não tem prática na cozinha, pode adicionar água e fermento para garantir que a massa fique fofinha. Aqui no passo 4, depois que a massa estiver batida, junte 6 colheres (sopa) de água e bata mais um pouco, por último adicione 2 colheres (chá) de fermento e bata apenas para misturar.

  5. Transfira a massa para a assadeira e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até crescer e dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar e montar o bolo.

Montagem:

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de coco fresco ralado

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o creme de leite na batedeira e bata em velocidade baixa até até começar a firmar. Aumente a velocidade para média e acrescente o açúcar aos poucos. Deixe bater até o creme ficar no ponto de pico firme – cuidado se bater demais o creme pode virar manteiga. Reserve.
  2. Desenforme e corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de 20 cm x 30 cm com uma das metades do bolo e regue com metade da calda de abacaxi. Distribua metade dos cubos de abacaxi e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento.
  3. Para finalizar, com uma colher, cubra o bolo com o creme de leite batido. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe com o coco fresco ralado.