Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Mesmo com risco de incêndio, Sectur mantém Arquivo Histórico em prédio inadequado

A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) ainda não providenciou a remoção do Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) de um prédio alugado no Centro, que oferece riscos iminentes ao acervo, dentre eles, de incêndio. O prédio em questão, localizado na Rua Pedro Celestino, sofre com falta de manutenção, sobretudo na parte elétrica, e […]
Arquivo -
Arca funciona em prédio alugado
Arca funciona em prédio alugado

A (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) ainda não providenciou a remoção do Arca (Arquivo Histórico de ) de um prédio alugado no Centro, que oferece riscos iminentes ao acervo, dentre eles, de incêndio.

O prédio em questão, localizado na Rua Pedro Celestino, sofre com falta de manutenção, sobretudo na parte elétrica, e expõe a risco de incêndio parte significativa do acervo histórico da Capital, como livros e imagens raras, cartas cartográficas e outros documentos históricos relevantes.

O armazenamento do acervo já foi tema de reportagem do Jornal Midiamax em setembro de 2018, na qual a própria gerente de Patrimônio da Sectur, Lenilde Ramos, admitiu a necessidade de mudar o acervo de lugar. Segundo ela, a parte elétrica seria apenas um dos fatores de inadequação, já que o prédio atual também impediria, por exemplo, a expansão do acervo.

Mesmo com risco de incêndio, Sectur mantém Arquivo Histórico em prédio inadequado
Original do primeiro mapa cartográfico de Campo Grande é uma das relíquias que correm risco de sumir no atual prédio do Arca (Foto: Acervo Arca | Reprodução)

“Quando assumimos [a Sectur], encontramos o Arca num estado de abandono total. Estamos cientes dos riscos e já obtivemos aval para alugar um prédio que pudesse comportar esses materiais temporariamente”, destacou Lenilde há nove meses. Segundo ela, a transferência de local ocorreria até dezembro do ano passado.

Porém, até o momento, a mudança ainda não foi providenciada e aparentemente esbarra em burocracia: procurada pela reportagem, a Sectur destacou que entre os fatores impeditivos da mudança está o contrato de aluguel da atual sede, que ainda está em vigência.

A reportagem pediu complementação da resposta, dado a urgência na mudança para salvaguardar o acervo e o aval concedido pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) para a mudança, mas foi informada, por nota, que o processo pode demorar, ainda, mais sete meses.

“A equipe de Patrimônio da Secretaria vem promovendo um estudo dos prédios que poderiam receber o Arquivo, já que exige necessidades específicas de acondicionamento de documentos e não seria ideal uma mudança provisória, mas sim que possa perdurar. São mais de 750 peças e arquivos e o local precisa atender as especificações”, aponta trecho da nota.

Vale lembrar, porém, que a mudança seria necessariamente provisória, já que solução definitiva para o acervo está na revitalização da Rotunda Ferroviária – segundo a Prefeitura, o prédio será transformado em equipamento cultural, no qual está prevista a instalação do Arca.

A execução do projeto, no entanto, deve demorar a sair. O projeto elaborado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em MS, a ser executado pela Sectur, ainda não foi formalmente apresentado ao executivo municipal, o que não deverá ocorrer antes do próximo mês.

A partir de então é que terá início a saga em busca de recursos para execução do projeto, seguido por lançamento de licitação, execução da obra e, finalmente, a inauguração do local, em algum mês de agosto dos próximos anos. Tomara que até lá o acervo ainda permaneça intacto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

Detran alerta sobre erro em guias de licenciamento 2025 de veículos com placa final 3

Homem é denunciado por instalar câmera escondida em banheiro de salão de beleza

Exército participa da Expoagro em Dourados com exposição de tanque que faz ‘tremer o chão’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Foi a primeira vez que a Ucrânia deflagrou um esquema de espionagem da Hungria

Cotidiano

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Painel de led está instalado na esquina mais movimentada e acompanha pujança da cidade

Transparência

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Consórcio K&G venceu o leilão da Rota da Celulose, que tem incentivo de R$ 10 bilhões do Governo de MS

Polícia

Próxima audiência do feminicídio de Vanessa Ricarte será marcada pelo interrogatório do réu

Encerrou nesta sexta-feira (9) as audiências de instrução e julgamento