A ideia da Jendayi Cosméticos de criar o que chama de “ensaio-protesto” sobre a tragédia de Brumadinho (MG), no último domingo (27), não foi bem recebida pela maioria dos internautas nas redes sociais. Com o slogan “Brumadinho Clara”, a campanha publicitária traz modelos cobertos de lama com expressões tristes e cenário semelhante ao da tragédia.

Na página oficial do Facebook, a empresa divulgou que quer incentivar à todos a não desistirem “dessa luta”.

“O objetivo desta campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida. Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta.”

A marca, no entanto, recebeu milhares de comentários negativos na foto de divulgação da campanha e foi acusada de oportunismo.

“Tem o making of no Instagram. Se isso aqui já é de dar nojo pelo oportunismo, lá então está de chorar, gente! Coisa de gente sem a menor noção”, pontuou uma internauta.
“Oportunismo a gente vê por aqui. Por que não manda ajuda financeira, ao invés de gastar dinheiro com esse ensaio ridículo? Quem, num mar de lama, ia estar com cílios postiços, camiseta insinuante? Vocês não têm nenhuma assessoria de marketing digital? A dor é nossa? virou piada na internet”, ressaltou outra garota.

Marca faz ‘ensaio-protesto’ sobre tragédia de Brumadinho e causa revolta nas redes sociais

Diante dos inúmeros comentários, a Jendayi decidiu fazer uma nota de esclarecimento onde garantiu que vai enviar doações de ração para os animais atingidos pela tragédia.

“Diante da repercussão da nossa foto campanha-protesto, queremos deixar claro que a empresa Jendayi cosméticos, além das postagens com frases de apoio, nós iremos fazer uma doação (inicial) de ração para animais na cidade. Além disso, nossa equipe estará presente em Brumadinho para obtermos maiores informações do que realmente as vítimas precisam. Em cima destas informações, vamos dar continuidade ao nosso objetivo que é ajudar! Sobre a foto principal da campanha, nosso fotógrafo criou uma imagem para ilustrar nossa campanha social. A foto não foi feita no local da tragédia e os modelos, que se sensibilizaram com a causa, toparam fazer este trabalho. A Jendayi cosméticos é uma empresa que se preocupa com a beleza da vida e estaremos presente nesta causa e em muitas outras!”