Biólogo explica porquê só vemos  adultos pela cidade

Nosso leitor nunca viu um pombo bebê, e fomos investigar o motivo

O comentário de um leitor feito na postagem de uma matéria na página do Facebook do Jornal Midiamax chamou a atenção da equipe de reportagem do MidiaMais. O título falava sobre o primeiro namorado da apresentadora teen do SBT, a Maisa. O assunto rendeu críticas e questionamento quanto à relevância da notícia, como sempre acontece nas pautas que envolvem a vida de celebridades.

E entre um desses comentários que reprovavam a publicação, o leitor foi além no questionamento e aproveitou o espaço para dividir uma dúvida que o intriga: “Matéria bem relevante, por falar em relevância alguém sabe me dizer se os pombos já nascem adultos? É q nunca vi um pombo filhotinho”, comentou.

Talvez o comentário do leitor esteja relacionado ao viral da Internet que, justamente, enfatiza que falar sobre pombos é mais relevante do que falar da vida particular dos artistas.

Mas, pensando bem, não é que é verdade? Se repararmos nas ruas de , de fato, não há pombos filhotes, até mesmo nos locais mais específicos onde as aves tomam conta do espaço.

E para sanar a dúvida do nosso leitor (e com certeza a de muitos que agora ficaram intrigados), a reportagem do MidiaMais foi atrás de um biólogo em busca de explicação para o mistério.

É óbvio que os pombos não nascem adultos. Mas, então, por que cargas d'água não se vê filhotes pelas ruas?

De acordo com o biólogo Thiago da Costa Rech, as aves só ficam no ninho aos cuidados dos pais até a fase jovem, quando já têm penas e a estrutura do corpo fortalecida. Portanto, a grosso modo, elas só são vistas nas ruas quando já estão grandes.

Nosso leitor nunca viu um pombo bebê, e fomos investigar o motivo​Thiago ainda explica que especificamente  no caso dos pombos, os ninhos são construídos em lugares altos e fechados, protegidos da chuva.

“​Da postura dos ovos até os filhotes ficarem grandes, o macho e a fêmea se revezam para buscar o alimento. Então, os adultos cuidam até os filhotes saírem do ninho para se virarem. Os pombos, por exemplo, não andam em família, como os mamíferos. Por  isso, nunca vamos  ver uma família de pombo”, explica.

​Pronto, caro leitor! Esperamos ter sanado a sua dúvida!