Desenvolvido por uma empresa de Campo Grande, o Crafty irá reunir trabalhadores autônomos que prestam serviço em diversas áreas. O aplicativo, totalmente gratuito, é fruto da sociedade entre o cantor sertanejo Mariano, da dupla com Munhoz, que também é embaixador da empresa, e o empresário campo-grandense Reinaldo Silva.

Em 2016, os dois lançaram o aplicativo Diaríssima, que oferecia perfis de prestadores de serviços domésticos, como limpeza e faxina. Agora, segundo Reinaldo, a proposta é ampliar o leque dos serviços oferecidos.

Trabalhadores autônomos como marceneiro, eletricista, manicure, chaveiro, serralheiro, entre outros, terão espaço para oferecer suas habilidades. E, por outro lado, pessoas que procuram por esses serviços contarão com esta facilidade. Ou seja, o aplicativo encurta a distância entre quem procura e quem oferece.

“O trabalhador autônomo muitas vezes tem dificuldades de encontrar clientes. Na maioria das vezes eles aparecem por indicações. Outras vezes por causa de algum anúncio ou panfleto
que distribuiu. Mas a quantidade de trabalho que aparece nunca é satisfatória e a busca pela
clientela, apesar de difícil, tem de ser constante”, pontua Reinaldo sobre a vantagem do aplicativo.

O prestador de serviço pode se cadastrar no aplicativo gratuitamente e, conforme explica o empresário, a partir disso ele poder ser encontrado pela habilidade que oferece.

O Crafty, segundo Reinaldo, vai mostrar aos clientes todos os profissionais cadastrados,
o tipo de serviço realizado, o preço e a reputação deste profissional medida pela pontuação
dada por outros que já o contrataram.

O processo é feito sem intermediários, diretamente entre profissional e empregador. A única
exigência é que ambos sejam cadastrados no aplicativo, sem custo nenhum. O sistema também não define qual valor deve ser cobrado pelo serviço. Cada um cobra o valor pelo trabalho executado de acordo com suas qualificações e experiência.

Inicialmente o Crafty estará disponível para 30 profissões, sendo elas: barbeiro, cabeleireiro, depiladora, esteticista, manicure, pedicure, maquiador, chaveiro, dedetizador, desentupidor, jardineiro, marceneiro, marido de aluguel, eletricista, encanador, pedreiro, pintor, serralheiro, soldador, vidraceiro, churrasqueiro, confeiteiro, cozinheiro, garçom, recepcionista, segurança, babá,
cuidador de idosos, diarista, lavadeira, passadeira e profissional de pet shop.

O aplicativo Crafty Pro já está disponível no Google Play para ser baixado, mas por enquanto funciona apenas para o cadastro dos prestadores de serviços. Reinaldo orienta que na hora de fazer o cadastro no Crafty, o perfil do prestador de serviço precisa ser bem claro e completo, sempre com informações importantes e relacionadas ao trabalho. A partir do próximo dia 28, será liberado para contratantes.