Depois de tomar tiro, artista encontrou nas telas multicoloridas seu caminho
Conheça o trabalho do artista José Eduardo Borges Daniel
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Conheça o trabalho do artista José Eduardo Borges Daniel
Os quadros multicoloridos já são sua marca registrada, e são nessas telas que o artista plástico José Eduardo Borges Daniel, 44 anos, encontra seu maior tesouro: o talento. Com uma história de vida bastante difícil, ele superou um trauma físico usando a pintura e a arte.
Há cerca de três anos ele sofreu um grave acidente envolvendo uma arma de fogo e perdeu os movimentos do corpo. Foi assim que ele passou de um pintor residencial para um artista plástico.
Nascido em Campo Grande, as tintas, pinceis e cores sempre foram uma realidade presente em sua infância. “Meu pai era pintor de parede, venho de uma família de trabalhadores com pintura, construtores. Meus tios e avôs também trabalhavam com isso, era toda a família envolvida”, recorda-se o artista.
Nas férias escolares, o pequeno José Eduardo ia com o pai “brincar” de pintar muitas igrejas, e se deslumbrava com a grandeza das imagens de santos espalhadas ao seu redor. “Eu ‘brincava’ de restaurar aquelas imagens, de pintar aquilo. Foi assim que me tornei profissional da pintura”, afirma.
“Eu pintei uma árvore, pois me sentia assim. Me sentia preso, uma árvore plantada, enraizado, e foi a primeira coisa que saiu ali naquela tela”, relembra. “Aí fui evoluindo”, acrescenta.
Logo, as pessoas pediam mais quadros e os temas foram se expandindo, assim como as cores. Ele retrata da natureza e o Pantanal, aos ipês e nossos animais da fauna, um leve traço lembra o estilo de arte naif, aquela que se despe da técnica apurada para encontrar a verdadeira essência do artista. “As vezes a pintura me leva para outro lugar pois é tudo muito intuitivo. Eu começo de uma forma, vou escrevendo, e quando vejo, virou algo muito diferente do que eu havia imaginado”, relata.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.