Confira mais uma coluna de Casa & Design

A moda da parede preta – sim, completamente pintada de preto, uma ou mais paredes – chegou com a moda das lousas, já que a tinta permite que se escreva com giz branco ou colorido, deixando desenhos e mensagens. 

Porém, a cor é tão elegante e dá um efeito tão dinâmico à que com ou sem lousa, as paredes pretas vieram para ficar na decoração, conforme explica a designer de interiores Caroline Prado. “Existe a impressão de que a parede preta só serviria para lousa, mas ela vai além disso”, pontua. 

Isso em razão do contraste de cores que é gerado pela ausência de cor na parede, ou no caso, total enegrecimento dela. 

“Hoje você encontra nas lojas toda e qualquer cor, mesmo, são milhares de cores para pintar sua parede. Isso se você não quiser fazer uma mistura você mesmo. Então o preto chegou mesmo para ficar. Se você quer destacar um objeto, a parede preta atrás pode trazer mais a cor desse objeto ainda”, enaltece a profissional. 

A parede preta chegou para ficar e deixar sua casa muito mais 'cool' no estilo minimalista

Outra dica interessante é a da parede listrada. Usar listras em preto e branco pode ser uma opção para quem não quer simplesmente colocar o preto com medo de escurecer o ambiente. Além disso, se você tem receio do espaço parecer muito escuro, uma sugestão é fazer apenas uma ou duas paredes e investir em spots de luz e em iluminação direta.