Em , profissional realiza projeto para redesenhar mamilos e cobrir cicatrizes

Depois de dez anos trabalhando como tatuador em São Paulo (SP), Eliandro Silva, conhecido no circuito como Forasteiro Tattoo, percebeu que seu traço poderia fazer a diferença sobre a pele de mulheres que tiveram câncer de mama e acabaram perdendo parte do seio, do mamilo ou tiveram que reconstruí-lo com cirurgia, deixando marcas. Essas marcas ficavam não somente na pele, mas também no psicológico dessas mulheres, sobreviventes. 

Por lá, ele realizou cerca de 30 intervenções e o número só crescia. Há dez meses mudou-se para Campo Grande e agora busca mulheres para o mesmo projeto. “Recebi uma proposta para mudar para cá e lá eu já realizava esse projeto. Percebi que isso ainda não existia aqui”, afirma ele, que hoje trabalha no estúdio Chile Tattoo, localizado na região central da Capital. 

Nos traços de tatuador, cicatrizes do câncer de mama viram desenhos e cores

Por isso, ele está implementando o projeto no estúdio em que trabalha. “A mama é considerada um símbolo de maternidade, fertilidade e sexualidade para essas mulheres e as deformidades decorrentes de remoções de tumores ou traumas possuem impacto muito grande em suas vidas”, acredita. “O trabalho em si ele vai além da reconstituição do mamilo”, explica o tatuador. “Inclui desenhos e um resgate da auto-estima”. 

A princípio, a para as mulheres do projeto pode ser uma reprodução ou redesenho de um mamilo que foi retirado, com traços de realismo impressionantes. Mas, caso a cliente queira um desenho colorido ou diferente, também é possível. A participante paga apenas pelo material, ou o preço mínimo de uma tatuagem (entre R$ 100 e R$ 300). Em média, as tatuagens variam conforme o tamanho, mas através do projeto o valor é simbólico. “É claro que o estúdio tem despesas do material, então cobramos esse valor mínimo da tatuagem, mas não é algo caro, é algo acessivel. O primordial mesmo é ajudar mulheres que sofreram tanto com o câncer”, analisa.

Nos traços de tatuador, cicatrizes do câncer de mama viram desenhos e cores

Na questão da escolha do desenho, Forasteiro oferece dicas de como escolher algo que combine melhor com a personalidade de quem o faz. Por isso, ele conversa com a cliente antes da tatuagem, e garante que o processo é extremamente positivo. No caso do redesenho do mamilo, ele faz um estudo de cores, texturas e formatos para que fique próximo ao original. O projeto não tem prazo para acabar segundo o tatuador, que aguarda as interessadas no estúdio localizado na região central de Campo Grande. 

Ação mundial

Tatuadores do mundo inteiro já aderiram ao trabalho de resgate da auto-estima de mulheres com câncer, ao realizarem um trabalho artístico sobre as áreas de cicatrizes. Estúdios de São Paulo têm profissionais que se especializam em redesenhar essa região usando técnicas específicas, mas aqui é a primeira vez que o projeto é realizado. “Basta entrar em contato para mais dúvidas sobre como funciona”, enfatiza Forasteiro Tattoo. 

Nos Estados Unidos, o projeto foi batizado de “Personal Ink”, ou simplesmente P. Ink, uma maneira de ajudá-las a encontrar o desenho perfeito para estampar seus corpos e colocá-las em contato com tatuadores que possuam experiência em tatuagens do gênero.

Para entrar em contato com o tatuador que realiza o trabalho na Capital basta ligar no telefone: (67) 8167-4613. O estúdio de Forasteiro Tattoo é o Chile Tattoo, na avenida Afonso Pena, 2081.