Local onde esteve enterrado Guia Lopes é tombado pelo Ministério da Cultura

Cemitério dos Heróis fica no mesmo local onde combatentes morreram

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cemitério dos Heróis fica no mesmo local onde combatentes morreram

O ministro da Cultura, Marcelo Calero Garcia, homologou nesta segunda-feira (12) o tombamento de três tumbas do Cemitério dos Heróis, no município de Jardim, onde estiveram enterrados os corpos de Guia Lopes da Laguna, do Coronel Carlos de Morais Camisão e do tenente-coronel Juvêncio Cabral de Menezes.

Localizado na margem esquerda do Rio Miranda, mesmo local em que morreram os três heróis nacionais no episódio da Retirada da Laguna, o Cemitério dos Heróis faz parte do patrimônio histórico de Jardim.

Durante mais de cinco meses em 1867, José Francisco Lopes, também conhecido como Guia Lopes, defendeu o território sul da Província de Mato Grosso ao lado dos outros dois coronéis, contra o ditador Solano López.

Em 1930, os restos mortais dos combatentes foram levados para o Rio de Janeiro, onde se encontram até hoje, em uma cripta construída em Praia Vermelha em homenagem aos “Heróis de Dourados e da Laguna”.

Em 11 de julho de 2015, o Conselho  Consultivo do Patrimônio Cultural já tinha se manifestado a favor do tombamento do local onde morreram e foram enterrados pela primeira vez os heróis. O cemitério dos Heróis é de domínio da União e jurisdicionado ao Exército Brasileiro, sendo mantido pela 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado. 

(Sob supervisão de Evelin Araujo) 

Conteúdos relacionados

onça rafa kalimann pantanal
Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim