Musical fica em cartaz durante o fim de semana

‘Grease' dispensa apresentações? Talvez sim, até porque boa parte do nosso imaginário sobre os anos 50 e 60 envolve representações sobre as jaquetas de couro de ‘Danny Zuko' e os vestidos de ‘Sandy Olsson', os protagonistas da trama, eternizados no cinema por John Travolta e Olivia Newton John. Isso sem falar nas canções, exploradas à exaustão em séries de sucesso como Glee. Mas, o que pouca gente sabe é que a versão de Hollywood, de 1978, é baseada no musical da Broadway de 1972, escrito por Jim Jacobs e Warren Casey. Existem, aí, dois ‘Greases'.

poderá conferir, neste fim de semana, uma mescla das duas versões, digamos assim, apresentada por um coletivo formado por alunos do Curso de Artes Cênicas da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e outros apaixonados por , sob a batuta do professor Fernandes F. O grupo traz, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Teatro do Mace, ‘Grease, o musical' – uma montagem com os rostos e o sotaque sul-mato-grossenses, como o grupo gosta de falar.

“Grease é a nossa sétima produção em Campo Grande, faz parte de um processo de desenvolver esta paixão que nós temos pelo teatro musical, algo que é mais forte no Rio de Janeiro e em São Paulo, isso desde franquias a espetáculos autorais. E dentre esses vários espetáculos que montei, sempre tínhamos pensado na possibilidade de fazer ‘Grease'. Era uma montagem que exigia muita gente, muita coreografia. Enfim, chegou a hora, nosso elenco já tem a maturidade para essa montagem”, explica Fernandes F., diretor.

O espetáculo continua respeitando o ambiente do roteiro original, que conta a história nos anos 60. “Mas a gente traz alguns elementos da montagem teatral, que é um pouquinho diferente do filme que as pessoas conhecem, muito embora a versão do filme prevaleça”, explica Fernandes. As diferenças, no caso, são emblemáticas e simbólicas, e podem ser vistas já no cartaz do musical. Diferentemente de Olivia Newton John, Janine Novais, a atriz que interpreta Sandy, é negra, bem a cara de Mato Grosso do Sul. Além disso, a tradução das músicas para o português, feita pelo compositor Rafael Fernandes (RJ), completam o tom ‘nativo' da produção. Já o roteiro foi adaptado do original da Broadway a seis mãos, por Fernandes F. e pelos atores Flávio Rocha e Jeannie Maria.

“Grease tem um significado especial. Tem o musical da Broadway, claro, muito embora a referência das pessoas seja o filme, assim como é para mim. Eu tive oportunidade de assistir à montagem em Londres e fiquei apaixonado pela linguagem musical do espetáculo”, reforça Fernandes.

 

 

Elenco

(Divulgação/Vaca Azul)A busca por artistas capazes de interpretar, dançar e cantar em cena sempre tem um sabor especial, mas costuma ser uma dificuldade em locais periféricos, como Campo Grande, onde a tradição musical é menor. “Um fator determinando nos musicais é sempre encontrar os protagonistas. Para ‘Grease', nós já contávamos com o protagonista masculino (o ator Flávio Rocha, que interpreta Danny). Mas, nós não tínhamos a menina. Então fizemos uma seleção, e foi uma grata surpresa encontrar a Janine Novais para fazer a Sandy”, explica o diretor.

Além dos protagonistas, Samir Henrique interpreta ‘Kenickie', Luiz Khalaf faz ‘Doody', Alef Ramos dá vida a ‘Sonny Lattiery' e Jean Carlos fas ‘Roger'. As personagens femininas ficam por conta de Isabella Fialho (Rizzo), Brisa Ramos (Frenchy), Dayany Matos (Marty), Jeannie Maria (Jan), Giovana Beretta (Patty Simcox), e Karla Shiro (Chacha Di Gregorio).

A coreografia é assinada por Ariel Ribeiro. Preparação e arranjo vocal é de Marjorie Matsue e o figurino é de Henrique Minante. Também integram a produção Ana Paula Gomes (auxiliar de produção), Khattelyn Lorrayne, Henrique Minante, Thiago Viégas, Paulo Oliveira, Andressa Bussolaro e Pit Singer (apoio coreográfico). Integram o elenco fora de cena (vocal) Jacklin Andreucce, com participação especial de Filipe Prado.

Serviço – Grease, o Musical. Nesta sexta (28), sábado (29) e domingo (30), às 20h, no Teatro da Mace (Rua 26 de Agosto com Rui Barbosa). Os ingressos saem a  R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia/antecipados).