Todo o processo de confecção da escultura também será divulgado

O cartunista e escultor campo-grandense Victor Henrique Woitschach, mais conhecido como Ique, publicou em seu perfil no Facebook, o desenho final da estátua que fará em tamanho real do poeta , que completou 100 anos, no último dia 19 de dezembro.

Ique foi escolhido pelo governo do Estado e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) para fazer uma estátua em comemoração ao centenário do poeta – projeto em parceria com a Fecomércio e com o Sesc-MS.

Na legenda da foto, Ique ressalta o orgulho de retornar à terra natal com seu primeiro trabalho, depois de 40 anos de carreira. “A partir de agora passarei a divulgar as imagens de todo o processo que envolva a confecção da escultura em bronze (sic)”, publicou.

Durante apresentação da réplica de argila, na Governadoria, no último dia 19, Ique ressaltou que o processo de criação da obra será aos moldes da famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, localizada no Rio de Janeiro, “de dentro para fora”.

“Primeiro a gente faz o esqueleto de arame, com toda a estrutura de sustentação da obra, para em seguida fazer os músculos, pele, roupa e, por fim, a fisionomia”, relatou o artista, que disse estar lisonjeado com o convite para a realização da obra.

“É um prêmio para mim, como artista, receber a honra de construir essa obra, justamente quando estou completando 40 anos de carreira e retornando para ”, concluiu Ique, que é radicado no Rio de Janeiro.

Centenário do Poeta

O centenário de Manoel de Barros, um dos poetas contemporâneos brasileiro mais lido no mundo, é comemorado nesta segunda-feira (19). Falecido em 2014, aos 97 anos, o artista é nascido em Cuiabá (MT), mas foi na parte sul do Estado, atual MS, que traduziu as curvas, cores, vivências e reflexões sobre o Pantanal nos versos de sua poesia aclamada mundialmente.

O Sesc de Mato Grosso do Sul mantém em cartaz, desde novembro, uma exposição temática sobre o poeta, chamado “Meu Quintal é maior que o mundo”, no Sesc Morada dos Baís, além de desenvolver oficinas, exposições, intervenções artísticas e outras ações vinculadas ao projeto do centenário. Já numa proposta interartística, escolas de samba como a Igrejinha, de Campo Grande, e a carioca ‘Império Serrano', apresentam para o carnaval de 2017 samba-enredo que homenageia o poeta.

Em Campo Grande, a antiga Avenida do Poeta, no Parque dos Poderes, também teve o nome repaginado para o maior representante da literatura sul-mato-grossense: a via passou a chamar-se Avenida Poeta Manoel de Barros, após projeto de lei sancionado pelo Executivo municipal no último dia 14 de dezembro.