Eles continuam em protesto, ocupando a sede do Iphan

Para os artistas e integrantes de movimentos sociais de Campo Grande e do Estado, só a recriação do MinC (Ministério da Cultura) não é tudo. Segundo eles, é preciso saber como vai ser este ministério, qual o recurso, quais projetos previstos e como vai funcionar. Cerca de 20 pessoas estão acampadas na sede do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em protesto pela extinção do ministério pelo presidente interino Michel Temer.

Eles estão dormindo no loca, desde a última sexta-feira, em apoio ao movimento nacional. Na maioria dos estados brasileiros estão sendo realizados manifestos contra a ação de Temer. Nesse sábado (21), o ministro da Educação, Mendonça filho anunciou que o presidente em exercício irá recriar o MinC, após ele fazer a fusão de Cultura com a Educação.

“Realizamos nossa assembleia da manhã deste domingo e reafirmamos que iremos permanecer por tempo indeterminado. O nosso protesto é articulado com o movimento nacional, então vamos debater se permanecemos aqui em protesto na terça-feira, data que está programado para ser votado a recriação do MinC”, disse Fernanda Oliveira, presidente do Fórum Estadual de Cultura.

Ainda segundo ela, não é só o retorno do ministério que resolve o problema. “Temos que ver varias outras coisas. Temos que ver como vai funcionar este ministério, os recursos e projetos a serem executados, então vamos permanecer até a gente ver que de fato haverá mudanças que esperamos”, explicou Fernanda.

Também segundo a representante, neste domingo, eles se reuniram pela manhã, para conversarem sobre este e outros assuntos ligados a classe e para organizarem o local para as pessoas que estão dormindo no Iphan, devido ao tempo frio que chegou na Capital.

Recriação

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse nesse sábado (21), que o presidente interino da república, Michel Temer (PMDB), decidiu recriar o Ministério da Cultura. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, por meio de sua conta no Twiter, Mendonça Filho informou que a decisão foi tomada após reunião dele cm Temer.

De acordo com Filho, Marcelo Calero será nomeado o ministro da pasta. Ele foi nomeado nesta semana como secretário nacional de Cultura, após extinção do ministério. Ato este que causou muita polêmica e revolta por parte de artistas e integrantes de movimentos sociais de todo o Brasil.