Teatro de sombras narra a história de Iara, a sereia brasileira, sob olhar indígena

AS apresentações acontecem no sábado e domingo 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

AS apresentações acontecem no sábado e domingo 

Teatro de sombras narra a história de Iara, a sereia brasileira pelo olhar de um indígena 
Neste sábado (24) e domingo (25), o teatro Aracy Balabanian recebe o espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da premiada companhia argentina Lumiato Teatro de Formas Animadas. O evento, que integra o projeto “Sombras do Centro-Oeste”, será às 19 horas e tem entrada franca. 

O espetáculo trata de preconceitos étnicos e culturais com técnicas modernas, como a utilização de sombras coloridas nas projeções, contando a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, ele procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara, a sereia brasileira.

Tradição milenar em países como a China e a Índia, o teatro de sombras tem ganhado espaço no Brasil durantes as últimas décadas. No ocidente, o teatro de sombras foi completamente transformado e graças a novas técnicas de iluminação, não é mais o ator-sombrista, escondido na escuridão, que move a figura atrás de uma tela imóvel onde sua sombra é projetada.

O trabalho da Cia Lumiato tem sido reconhecido e premiado pela qualidade: O espetáculo “Iara – o encanto das águas” foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio Sesc do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio Atina/2014).
 
Lumiato
Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vem se tornando referência no teatro de sombras. Não é à toa. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação da história. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o público infantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes. 
 
A companhia de teatro Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo curso de teatro de bonecos da Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012 passara a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. Aliás, é o único grupo da região que se dedica à técnica.

Serviço:
Apresentação de “Iara – O encanto das águas”
Dias e horários: 24 e 25 de outubro, sábado e domingo, 19 horas
Local: Teatro Aracy Balabanian
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453, Centro.
Os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro.