Professores de Direito da UFMS lançam livro pioneiro no Centro-Oeste

Dicionário Jurídico simplifica termos técnicos usados na área

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dicionário Jurídico simplifica termos técnicos usados na área

Pioneiro no Centro-Oeste, o livro ‘Dicionário Jurídico’ foi lançado na noite desta sexta-feira (31) na livraria Leitura do Shopping Campo Grande. Trata-se da reunião de centenas de verbetes utilizados por 19 professores de direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para ilustrar os termos técnicos da área jurídica de forma didática. 

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ney Alves Veras, a linguagem foi simplificada para facilitar o estudo do aluno. Inicialmente os acadêmicos usavam apostilas feitas pelos educadores e foi assim que surgiu a ideia de estender o método além das paredes da UFMS.

“A iniciativa foi para convergir esforços e estender o serviço público que prestamos para amigos, alunos de outras faculdades e até mesmo aos que já são formados. O dicionário vai servir para aprimorar os conceitos de quem atua na área e também para que qualquer pessoa tenha noções básicas dos seus próprios direitos”, explicou.

O projeto está em elaboração desde 2013 e mesmo agora, após o lançamento, não deve parar. Isso porque o contrato com a editora Contemplar está firmado nos próximos cincos anos, sendo assim haverá atualização do conteúdo anualmente. Doutoranda em Direito Constitucional, a professora Tatiana Azambuja Ujacow,está entre os autores do livro.

Segundo a professora, que contribuiu com verbetes relacionados ao Direito de Família e Direito das Sucessões, “o livro será de grande utilidade para os acadêmicos, pesquisadores e profissionais, não somente da área jurídica mas de todos que têm dúvidas acerca da terminologia e dos conceitos do direito”.

Especializado em Direito Criminal, Fernando Lopes Nogueira, comemora a exclusividade do livro na região Centro-Oeste. “Existem alguns dicionários no Brasil, mas este é o primeiro da nossa região. Podíamos ter escrito livros de direito no estilo tradicional, mas destes já tem muito. Então decidimos fazer dessa forma, mais diferente”, resumiu o educador.

Completam a lista de autores: Ana Paula Martins Amaral, André Puccinelli Júnior, Andréa Flores, Antônio Hilário Aguilera, Carlos Martins de Almeida, Ivan Correa Leite, Lídia Maria Lopes Rodrigues, Luciane Grégio Soares Linjardi, Luiz Antônio dos Santos Monteiro, Natália Pompeu Monteiro Padial, Nilton César Antunes da Costa, Rejane Alves de Arruda, Rogério Mayer, Sandro Rogério Monteiro de Oliveira e Ynes da Silva Félix.