Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Para todos: cafeteria promove evento para alegrar amantes do piano clássico no sábado

Pianíssimo Sarau Musical recebe todos que chegar e ‘tocar’
Arquivo -
Compartilhar

Pianíssimo Sarau Musical recebe todos que chegar e ‘tocar’

está em constante construção da cultura da música. A cena musical que poderia inspirar novos pianistas a viver da música, ainda está em formação e, aos poucos, ambientes como cafeterias, supermercados e até farmácias tem agregado a música como valor fundamental de ambiente.

Um piano social disponibilizado aos clientes e movimentos como o Pianíssimo Sarau Musical soma com esta construção de futuro ao oferecer um incentivo a uma nova geração de pianistas, encorajando-os, sejam profissionais ou amadores, a compartilhar conhecimento, músicas, paixões e inspiração.

Pianista amadora, a proprietária do Fran’s Café, Karoline Grubert, conta que desde que o piano chegou diversos pianistas já se sentaram para tocar alguma música. “O piano passou a ser um piano social, como aqueles que a gente se surpreende de ver fora do país no meio da rua para as pessoas se sentarem e tocarem. Então, aqui também acontece isso, os pianistas sentam, tocam, cantam. Estou bastante satisfeita de compartilhar meu piano com todos”.

Se algum pianista está lendo esta matéria, morrendo de vontade de tocar no piano social, mas com receio, o Pianíssimo Sarau Musical é uma excelente oportunidade de se soltar. O movimento pretende acolher todos os estilos, clássico, popular, jazz, todas as idades e todos os níveis técnicos e, segundo Karol, tem como objetivo: incentivar o retorno ao estudo do instrumento.

O Sarau tem sua volta, em sua segunda edição, neste sábado (25), a partir das 17 horas na cafeteria.

Alícia Carnevali, 16 anos, é uma jovem pianista que participou da primeira edição do Pianíssimo, realizada no mês anterior. Para ela, as reuniões são uma oportunidade de cultivar todos os tipos de música: desde a erudita à popular. E principalmente promover o piano.

“Aqui, percebo que há poucos projetos que incentivam a prática do piano. Encontramos muitos pianistas, porém, a maioria está acanhada pela falta de um ambiente descontraído para fazer música, independente do gênero ou do nível de desempenho, um ambiente para simplesmente compartilhar música. Eu já estou participando.”, afirma.

Pianíssimo

Pianíssimo. Assim ficou chamado o projeto idealizado por um grupo de pianistas que resolveu se juntar e tocar num piano social. Liderados pela professora do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ana Lúcia Gaborim, os músicos passaram a realizar reuniões espontâneas ao redor do piano do Fran’s Café – local onde já acontece o Pianíssimo Sarau Musical.

A ideia surgiu quando o Fran´s Café colocou um piano no salão, despertando a curiosidade de vários músicos, inclusive de Ana Lúcia Gaborim. Isto a fez relembrar de uma época em que tocar piano fazia parte da formação educacional de muitas crianças que tinham aulas particulares ou em conservatórios tradicionais da cidade.

Ana Lúcia Gaborim formou-se em música em e percebe a diferença dos grandes centros, nos quais é possível ter contato com excelentes pianistas que se apresentam, muitas vezes, gratuitamente, e inspiram gerações.

“Lembro-me de ter assistido no cinema a história do pianista brasileiro Nelson Freire e ficar muito impressionada. Depois tive a oportunidade de vê-lo tocando ao vivo e isso foi realmente muito inspirador”, ressalta.

O sarau tem entrada gratuita e o Fran’s café fica na Rua Marechal Rondon, nº 2.453 (esquina com rua 13 de Junho).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados