Softwares como WhatsApp, Telegram, Discord e Slack deixaram de ser apenas mensageiros para conversas pessoais e se tornaram canais importantes para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Do atendimento ao cliente à realização de vendas, essas plataformas permitem novas oportunidades de lucro.
E isso afeta diretamente os indicadores econômicos do país. Conforme levantamento divulgado pela Statista, o WhatsApp é hoje utilizado por cerca de 93% dos usuários de smartphone no Brasil, enquanto o Telegram está crescendo rapidamente, com atualmente mais de 50 milhões de usuários ativos no país. Isso mostra o impacto dessas ferramentas em uma economia cada vez mais conectada e competitiva.
Como canais multidisciplinares, esses aplicativos não vivem só de comunicação, possibilitam transações, criação de comunidades segmentadas, integração com outras plataformas e até modelos de negócio inovadores. Um exemplo de funcionalidade é a existência de bots e grupos focados em entretenimento. Os jogos com TG aproveitam a popularidade de apps como o Telegram para engajar seus usuários.
O que mostra como as fronteiras entre comunicação, lazer e oportunidades comerciais estão ficando cada vez mais tênues, abrindo espaço para empreendedores que apostam na praticidade e no alto índice de adoção desses aplicativos no país.
O crescimento dos aplicativos de comunicação
A trajetória de popularização desses aplicativos no Brasil começou com o SMS, que logo deu lugar ao WhatsApp devido à possibilidade de enviar mensagens de forma gratuita (apenas exigindo conexão de dados). De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp atingiu, em 2023, a marca de uso por 98% dos donos de smartphone no país.
Tornando-se, assim, um canal primário de contato entre pessoas. Já o Telegram, que antes era visto como uma alternativa mais focada em grupos de tecnologia e comunidade de desenvolvedores, ampliou seu alcance para o público geral. Isso graças a funcionalidades como grupos sem limite rígido de membros, canais de transmissão e possibilidade de uso multiaparelho sem a necessidade de manter o celular principal conectado.
Outro fator que acelerou a adoção foi a demanda das empresas por canais de relacionamento mais próximos e rápidos. Pesquisas apontadas pelo Sebrae indicam que até 70% das pequenas e médias empresas brasileiras utilizam aplicativos de mensagens para vendas ou atendimento ao cliente. Esse número está aumentando, pois mais empreendedores estão descobrindo o potencial de marketing e suporte que essas plataformas oferecem, além da redução de custos em relação a soluções tradicionais.
Principais funcionalidades para as empresas
Com a expansão do comércio eletrônico no país, o atendimento via WhatsApp ou Telegram é cada vez mais comum. A resposta em tempo real aumenta a satisfação do consumidor, gera confiança e reduz o número de etapas necessárias para concluir uma compra ou resolver um problema. E muitos aplicativos permitem a criação de catálogos de produtos e serviços.
Ou seja, o cliente pode fazer o pedido sem sair do chat. Isso diminui o atrito entre a divulgação de ofertas e o fechamento da venda, elevando a taxa de conversão. No Telegram é possível ainda programar bots para executar diversas tarefas, como envio de lembretes, recebimento de pagamentos e até gestão de comunidades.
No WhatsApp, as APIs para empresas possibilitam integração com sistemas de CRM, automação de marketing e análise de dados. As comunidades em aplicativos de mensagens vão além do simples agrupamento de usuários. Elas podem se tornar fóruns de discussão ou canais de suporte entre usuários, graças à facilidade de contato direto.
As empresas podem enviar promoções, ofertas especiais ou atualizações de produtos de forma segmentada, atingindo o público correto no momento certo. A alta taxa de abertura das mensagens, superior a 90%, conforme relatado por diversas agências de marketing digital, garante que a informação chegue ao público-alvo com eficiência.
A popularização de smartphones de baixo custo e a competitividade entre operadoras de telefonia móvel contribuem para baratear os planos de dados. Isso faz com que aplicativos de mensagens estejam entre as primeiras experiências de conectividade para muitas pessoas, funcionando como uma porta de entrada para o comércio eletrônico.