As ações seguem até o dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval

A partir desta segunda-feira, dia 02 de fevereiro, o Sesc Saúde promove em Campo Grande a campanha “Carnaval Seguro”, com ações de conscientização e distribuição de preservativos, lubrificantes e outros brindes. O aumento de casos de DTS, especialmente a AIDS entre grupos cada vez mais jovens, desperta preocupação.

“Estamos todos engajados nas ações para prevenção e conscientização para que a festa de Carnaval seja momento de alegria, mas com responsabilidade”, diz a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

As ações seguem até o dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, e terá como foco os frequentadores das unidade do Sesc, as empresas do comércio e a população em geral.

As ações incluem montagem de estande, exposição e explanações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis; demonstração dos métodos contraceptivos; do uso correto do preservativo, com moldes e distribuição de material informativo.

Aumento de casos – Entre o público de 13 a 19 anos, a incidência do vírus HIV entre adolescentes com idades entre 13 e 19 anos disparou, conforme os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Em 2014 foram registrados 15 casos contra quatro em 2013.

Ao todo, em Campo Grande, foram confirmados 217 casos de HIV de janeiro a setembro do ano passado, número que ultrapassava o índice de casos registrados em 2013, quando cerca de 190 pessoas contraíram o vírus e procuraram atendimento na rede pública de saúde.