A UCINCa é um espaço que humaniza o cuidado ao recém-nascido, à mãe e à família, através do Método Canguru

Com quatro novos leitos, a Santa Casa de Campo Grande inaugura nesta sexta-feira (6), às 10h a UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) exclusiva para realização do “Método Canguru”, que é a assistência neonatal humanizada que consiste em manter o contato pele a pele precoce entre a mãe e o bebê prematuro e de baixo peso, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma participação maior dos pais no cuidado do recém-nascido. 

O método realizado pela equipe multiprofissional da Santa Casa já incentiva a mãe a ter o contato pele a pele com o recém-nascido com ritmo respiratório normal, imediatamente após o nascimento, colocando o bebê sobre o abdômen da mãe de acordo com a vontade, de bruços e cobri-lo com uma coberta seca e aquecida, após esta etapa o bebê passa pelo método também na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e UNCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neotanal Convencional). 

De acordo com a pediatra coordenadora técnica do Serviço de Pediatria da Santa Casa, Dra. Liborina Tereza Rosa Pires Souza, a Unidade Perinatal da Santa Casa é formada por Sala de Parto, Alojamento Conjunto, Unidade de Cuidados Intermediários Convencional, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Centro de Terapia Intensiva de Cirurgia Cardíaca Congênita e Ambulatório de Follow Up. Os recém-nascidos são encaminhados, após o nascimento, para a linha de cuidados progressivos, conforme a indicação clínica e diagnóstico. “A UCINCa a ser inaugurada, está de acordo com a portaria nº 930 do Ministério da Saúde, de 10 de maio de 2012 e será responsável pelo cuidado exclusivo dos recém-nascidos com peso superior a 1.250g, clinicamente estáveis e transferidos das outras unidades neonatais para a realização de todas as etapas do “Método Canguru” até a alta hospitalar, quando serão encaminhados ao Ambulatório de Follow Up para seguimento e controle”, disse a médica. 

O “Método Canguru” tem como vantagens o maior vínculo mãe-filho, estimula o aleitamento materno, contribui para a redução do risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor dos recém-nascidos de baixo peso, propiciando melhor relacionamento da família com a equipe de saúde, possibilita maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo peso, inclusive após a alta hospitalar. 

Segundo a enfermeira chefe da linha materno infantil da Santa Casa, Viviane Cardoso, a equipe multiprofissional ensina a mãe a perceber no recém-nascido qualquer tipo de alteração que o bebê venha a apresentar como, vômito, desconforto respiratório, temperatura e coloração da pele, propiciando autonomia das mães no domicílio. “Na enfermaria ela receberá informações necessárias para realizar o método até adquirir o domínio e estar apta para cuidar do recém-nascido em casa”, disse a enfermeira. 

Ainda de acordo com a coordenadora técnica, a UTIN possui oito leitos e a UNCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neotanal Convencional) comporta 11 leitos. “A UCINCa irá ofertar quatro novos leitos e possibilitará a melhora da gestão das unidades existentes (UTIN e UNCINCo), potencializando a rotatividade dos leitos”, explica a pediatra. 

A Santa Casa capacitou uma equipe multidisciplinar que será responsável pelo atendimento durante a permanência no alojamento “Mãe Canguru”, que é constituído por neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro, técnico em enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social.