Reunião ocorrerá amanhã, na Capital Federal

Encontro em Brasília entre o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve trazer melhorias para a saúde pública de Campo Grande e principalmente de cidades do interior do Estado. Na manhã desta quarta-feira (11), durante agente pública, Reinaldo explicou que irá amanhã a Capital Federal para um diálogo com Chioro. A reunião, segundo o governador, será para pactuar propostas de investimento para desafogar o setor da saúde, além de tratar sobre o Hospital de Câncer e da conclusão do Hospital do Trauma.

“Vamos buscar a ampliação de leitos e aumentar o atendimento, mas para isso precisa-se ter equilíbrio financeiro”, disse Reinaldo.

Descentralização da Saúde

Reinaldo levantou a bandeira da descentralização da saúde como uma forma de tirar o setor do caos e melhorar o atendimento à população sul-mato-grossense. A mudança de começar pela região da cidade de Coxim, conforme adiantou o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares.

No mês passado Tavares chegou a comentar que atualmente a saúde tem um custo elevado por falta de organização; são R$ 600 milhões por ano. Por isto, o governo pretende estruturar a unidade de saúde regional de Coxim para atender pacientes da região Norte e minimizar o fluxo de atendimento na Santa Casa de Campo Grande, maior hospital do Estado.

“Se o interior tratar algum nível de complexidade não será preciso trazer o paciente para a Santa Casa. Assim ela poderá tratar da ossada dela, que é a média e alta complexidade. Hoje a Santa Casa tem lotação e falta de leitos por causa dos casos que vêm do interior sem necessidade. Pode-se resolver o problema no interior com custo menor”, detalhou o secretário.