Reinaldo promete dobrar número de UTIs no Hospital Regional em até 120 dias

Governador visitou unidade nesta segunda-feira acompanhado de diversos secretários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governador visitou unidade nesta segunda-feira acompanhado de diversos secretários

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) visitou no começo da tarde desta segunda-feira (12), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), e prometeu agilizar reforma de parte da unidade e abertura de 19 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em até quatro meses.

“Precisamos com urgência reabrir o 8º andar, que está todo desativado, para que as crianças em tratamento oncológico e de hematologia possam subir de novo, liberando os leitos que estão sendo ocupados em outros andares”, declarou Reinaldo.

No 8º andar do HRMS funcionava o Cetohi  ( Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil), que está fechado depois que a chuva causou infiltrações no teto e chegou a derrubar parte da estrutura do forro. Reinaldo também ouviu dos funcionários que existem equipamentos de laboratório encaixotados desde 2007. 

O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, que acompanhou a visita, explicou que as crianças que ocupavam o 8º andar hoje estão em leitos de UTI adulto na unidade. A reabertura do Cetohi abrirá automaticamente 10 novos leitos de terapia intensiva.

“Só no HR vamos abrir, neste primeiro semestre, 19 novos leitos de UTI”, revelou Tavares, o que dobraria a oferta de terapia intensiva no local. O secretário acredita que no próximo mês de fevereiro a reforma do telhado já esteja finalizada.

Durante a visita, Reinaldo cumprimentou funcionários e pacientes do hospital, e prometeu investimento também na ampliação do atendimento. “Antes de sairmos ai construindo novos leitos pelo Estado, temos de ampliar os que podem ser feitos com urgência”, declarou.

O governador afirmou que já autorizou investimentos em compra de equipamentos e contratação de profissionais de saúde para o hospital. Segundo o tucano, apenas com a liberação do 8º andar, quase 25 novos leitos estarão disponíveis no HRMS, sem contar as 19 vagas novas de UTI.

O novo diretor da unidade, Justiniano Favas, disse que nos próximos dias vai reunir o corpo clinico do hospital para estabelecer as prioridades e construir um cronograma das atividades.

“O governador quer que o Hospital Regional seja o grande referencial em saúde de Mato Grosso do Sul, com uma função estratégica na resolução dos problemas de saúde da população”, frisou Favas.

A vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), os secretários de governo, Eduardo Riedel, e da Casa Civil, Sérgio de Paula, além do titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Jamal Salém (PR), acompanharam a visita de Reinaldo ao HR. 

Conteúdos relacionados