A advocacia de Mato Grosso do Sul recebeu 83 novos advogados em solenidade realizada nesta terça-feira

A advocacia de Mato Grosso do Sul recebeu 83 novos advogados em solenidade realizada nesta terça-feira (10), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Após aprovação no Exame de Ordem, os jovens profissionais receberam a carteira da OAB, que confere legalidade ao exercício da advocacia.

Acompanhados dos familiares, os novos advogados foram recepcionados pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, pelo secretário-geral, Lázaro José Gomes Júnior e pelo diretor-tesoureiro, Elvio Gusson. Ao saudar os advogados, Júlio Cesar destacou a importância da manutenção do Exame de Ordem como instrumento de ingresso na advocacia. “O advogado tem papel fundamental na defesa do Exame de Ordem”, defendeu. Segundo ele, caso a avaliação seja extinta, a advocacia passará a contar com cerca de 5 milhões de profissionais. “Nossa preocupação é que estes advogados não tenham a qualificação adequada para defenderem os diretos dos cidadãos”. Júlio Cesar ainda ressaltou a importância da campanha do Conselho Federal e todas as Seccionais em defesa da permanência do Exame. “Vamos defender incansavelmente para evitar prejuízos irreparáveis”, defendeu.

O Plano Nacional de Combate à Corrupção e a campanha pela Reforma Política Democrática também foram destacados pelo presidente da OAB/MS na recepção aos jovens profissionais. “Já colhemos 10 mil assinaturas em favor da Reforma Política. Isso demonstra a preocupação do cidadão sul-mato-grossense com a situação do País”. As assinaturas serão entregues ao Conselho Federal, mas a coleta prossegue em todo o Estado.

Os profissionais também foram recepcionados pelo presidente da Comissão dos Novos Advogados, membro da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira e presidente do Conselho Jovem da OAB/MS, Eduardo Brandão. O advogado elogiou a dedicação dos novos advogados na obtenção da carteira de registro profissional. “Com a mesma garra e empenho deve ser enfrentada a carreira na advocacia, salientou. Eduardo destacou ainda a importância da continuidade dos estudos. “O direito é dinâmico e exige constante aperfeiçoamento”. Já o padrinho da turma, advogado Edgar Calixto Paz, aconselhou-os sobre a atuação profissional. “Precisamos exercer a advocacia com combatividade e humildade”, alertou.

“A OAB/MS precisa da energia dos novos advogados”, afirmou o secretário-geral, Lázaro José Gomes Júnior, ao convidá-los a integrarem as 55 comissões da Seccional. “São a força-motriz da instituição com atuação efetiva em questões relacionadas à sociedade e à advocacia”. Para Lázaro, a participação dos advogados nas comissões é um importante auxílio no início da carreira.

Participaram da solenidade a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Denise Tiosso, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), Sandro Rogério Monteiro de Oliveira, e a presidente da 15ª Subseção de Fátima do Sul, Vania Aparecida Stefanes Antunes.